IIHF retoma Copa do Mundo de Hóquei no Gelo em 2016

Copa do Mundo de hóquei está de volta (Divulgação/Dave Sandford)

Na tentativa de popularizar a competição entre seleções no hóquei no gelo, a IIHF (Federação Internacional da modalidade) resolveu retomar uma velha ideia do início dos anos 2000. Dessa forma, em outubro de 2016, a entidade organiza a terceira edição da Copa do Mundo de Hóquei no Gelo, em Toronto, no Canadá. 

A iniciativa conta com apoio da NHL, a principal liga de hóquei no mundo, e a NHLPA, associação de jogadores de hóquei. Dessa forma, há a certeza de que os principais jogadores do mundo estarão presentes, pois o torneio deve acontecer em setembro, na pré-temporada da competição de clubes. 

Canadá, República Tcheca, EUA, Finlândia, Rússia e Suécia foram os países convidados para esta retomada. Completam a lista o "Time Europa", com jogadores do continente que não integram estas seleções, e o "Time América do Norte", com jogadores da região que terão menos de 24 anos antes de 1º de outubro de 2016. 

Com um regulamento bem simples (com duas chaves e os dois primeiros se classificando para a semifinal) e elencos recheados de estrelas, a Copa do Mundo de hóquei no gelo ressurge com a missão de puxar um calendário mais robusto para as seleções. Atualmente, a disputa entre nações restringe-se aos Mundiais anuais e aos Jogos Olímpicos a cada quatro anos. Pouco, se levarmos em conta o potencial que esta modalidade possui para atingir diversos mercados consumidores. 

"Isto [a Copa do Mundo] é parte de um trabalho em progresso. Nós queremos ter a Copa do Mundo com uma base regular. Também há outras competições que estamos discutindo a criação. A possibilidade de exibições, jogos de pré-temporada, campeonato regular, partidas fora da América do Norte e uma maior presença internacional. São os meios que pensamos que podem encorajar o crescimento do hóquei, a participação dos atletas da NHL e mais fãs", argumenta Gary Bettman, comissionário da NHL. 

Agora, resta saber se a ideia vai pegar. O primeiro passo para a criação da Copa do Mundo de Hóquei surgiu em 1996. Na ocasião, a IIHF encampou a "Copa Canadá" e elevou o torneio ao nível internacional - os Estados Unidos venceram a competição. Oito anos depois, aconteceu a segunda edição, com o Canadá sagrando-se vencedor antes do locaute da NHL adiar o evento no ano seguinte e recolocá-lo na gaveta. 

"A Copa do Mundo está de volta e estamos trabalhando junto. Vivemos um momento interessante para o hóquei", conclui Horst Lichtner, secretário geral da IIHF. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.