Severin Freund é o novo líder do Grand Prix de Esqui Saltos

Pódio com três dos grandes nomes da modalidade atualmente (Divulgação/FIS)

Aconteceu neste último fim de semana duas etapas do Grand Prix de verão de Esqui Saltos, tradicional evento disputado nas principais montanhas da Europa. Após quatro etapas, a disputa masculina conta com um novo líder: Severin Freund, da Alemanha, confirmou o favoritismo e venceu as duas provas masculinas.

Primeiro, na sexta-feira, tivemos a estreia das mulheres nesta temporada com a prova HS 96 em Courchevel, na França. As japonesas foram as destaques da disputa, conquistando a primeira e segunda posições. Sara Takanashi ficou com o ouro ao marcar 243.4 pontos, seguida por Yuki Ito, prata com 239. O bronze foi da austríaca Daniela Iraschko-Stolz, com 223.6.

Ainda no alpe francês, os homens participaram da terceira etapa em HS 132. O alemão Severin Freund quebrou o domínio do polonês Dawid Kubacki (apenas o 27º) e venceu com 247.4 pontos. O japonês Kento Sakuyama ficou em segundo, com 245.8, e o esloveno Peter Prevc completou o pódio, com 236 pontos.

Por fim, no sábado, os homens foram até Einsiedeln, na Suíça, para a quarta etapa do Grand Prix de Verão, desta vez em uma montanha HS 117. Freund venceu mais uma prova ao conquistar 260.8 pontos e ficar apenas 0.5 de Peter Prevc. O polonês Kamil Stoch, bicampeão olímpico, subiu ao pódio pela primeira vez e foi o terceiro com 257.2.

Com as duas vitórias neste fim de semana, Severin Freund tomou a liderança da classificação geral com 280 pontos - mesmo não tendo participado na etapa inaugural. Dawid Kubacki caiu para a segunda colocação, com 249 e o japonês Kento Sakuyama ainda é o terceiro com 186.

A próxima etapa do Grand Prix masculino acontece em Hakuba, no Japão, entre os dias 28 e 30 de agosto. As mulheres voltam a competir em Chaikovsky, na Rússia, entre os dias 4 e 6 de setembro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.