Japonês assume liderança do Grand Prix de esqui saltos

Kento Sakuyama assume a camisa amarela do Grand Prix (Divulgação/FIS)

A montanha japonesa de Hakuba recebeu neste fim de semana a quinta e sexta etapas do Grand Prix de Esqui Saltos de verão e viu Kento Sakuyama, o atleta da casa, dar show e assumir a liderança da competição. O torneio integra o calendário da FIS e encerra a pré-temporada da modalidade antes do início das competições, em novembro.

O atleta do Japão conseguiu subir no pódio nas duas descidas HS 131. Primeiro, ele ficou com a medalha de bronze ao somar 249.3 pontos, atrás apenas do alemão Michael Neumayer, ouro com 251, e do esloveno Robert Kranjec, prata com 250.3. 

Na segunda prova, porém, Sakuyama comandou a festa dos japoneses ao conquistar a primeira posição com uma prova perfeita, conquistando 265.2 pontos após dois saltos. Seu compatriota Taku Takeuchi veio logo atrás, na segunda posição, com 253.5. O tcheco Jakub Janda completou o pódio com 245.2. 

Dessa forma, Kento Sakuyama chega aos 348 pontos na classificação geral do Grand Prix de Esqui Saltos e assume a primeira posição de Severin Freund, agora vice-líder com 280. O polonês Dawid Kubacki, que perdeu fôlego após conquistar as duas primeiras provas, caiu para terceiro com 249. 

Restam cinco provas para o encerramento do Grand Prix de 2015. A próxima competição acontece entre os dias 4 e 6 de setembro em Chaikovsky, na Rússia, com duas competições masculinas e outras duas femininas. 

Grand Prix de Combinado Nórdico

Alemães fazem a festa no pódio do combinado nórdico (Divulgação/FIS)

Neste fim de semana também tivemos o início do Grand Prix de Combinado Nórdico na cidade alemã de Oberwiesenthal. Como de costume, a Áustria e Alemanha polarizam a disputa e disputaram palmo a palmo as primeiras posições.

Na competição por equipes, com saltos HS106 e cross-country 2x7,5km, os austríacos levaram a melhor. A "Áustria 2", composta por Harald Lemmerer e Bernhard Gruber, venceu com 28min57seg6. A "Áustria 1", com David Pommer e Mario Seidl, ficou com a prata, treze segundos atrás. Já "Alemanha 2", de Manuel Faisst e Fabian Riessle, completou o pódio.

Porém, no individual HS106 e 10km de cross-country, o pódio foi inteiramente alemão. Eric Frenzel venceu com 25min38seg5. Johaness Rydzek ficou com a prata, onze segundos atrás, e Riessle levou o bronze com 25min57seg0.

O Grand Prix de esqui saltos terá mais cinco etapas até outubro. A segunda disputa acontece nesta quarta-feira, dia 2, em Tschagguns/Partenen, na Áustria. Depois, no fim de semana, temos mais duas provas em Oberstdorf, na Alemanha. Por fim, em outubro, o encerramento com as últimas competições em Sochi, na Rússia.

Quem entender de inglês pode conferir a entrevista de Eric Frenzel após o ouro:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.