Começa a temporada do hóquei no gelo europeu

Esta semana é uma das mais esperadas pelos fãs do hóquei no gelo europeu. Neste fim de semana tivemos a estreia do Champions League da modalidade, com clubes de países ocidentais da Europa, e na segunda-feira, dia 24, tem a abertura do KHL, a Liga Continental de Hóquei, com clubes do Leste Europeu.

Os dos torneios foram criados recentemente, mas já conquistam torcedores ao redor do mundo e estão logo atrás em importância da famosa NHL, que reúne equipes dos Estados Unidos e Canadá. Confira abaixo um pouco da história das duas competições e detalhes sobre a abertura da temporada 2015-2016.

Copa dos Campeões no Hóquei

Lulea Hockey comemora título da primeira temporada (Divulgação)

A ideia é semelhante ao famoso torneio no futebol: reunir os principais clubes europeus para definir o melhor time da temporada. Em 2008 a IIHF lançou o campeonato para comemorar seu centenário e teve o ZSC Lions, da Suíça, como campeão. Entretanto, na temporada seguinte, a falta de patrocinadores fez a entidade cancelar o evento.

Porém, em 2013, a ideia voltou com força e, desta vez, mais estruturada. A primeira temporada começou em agosto de 2014 e terminou em outubro daquele ano, contando com 44 times, sendo 26 "fundadores" (o que garante vaga direta na competição) e outros 18 classificados. O Lulea Hockey, da Suécia, ficou com o título.

Já a segunda temporada começou neste fim de semana e foi expandida para 48 times de 12 países. As equipes foram divididas em 16 chaves, sendo que os dois primeiros garantem vaga para os playoffs. A partir daí, eliminatória simples em dois jogos até chegar na decisão em partida única. A final está programada para acontecer em 9 de fevereiro de 2016.

Já tivemos duas das seis rodadas da primeira fase. O Lulea Hockey, atual campeão, está na segunda posição do Grupo K, com dois pontos. Sete times venceram as duas partidas no tempo normal. São eles: Tappara Tampere (Finlândia), Skelleftea AIK (Suécia), Davos (Suíça), Litvinov (República Tcheca), Red Bull Munich (Alemanha), Karpat Oulu (Finlândia) e ZSC Lions (Suíça).

A classificação completa e informações do torneio estão neste link. A terceira e quarta rodadas acontecem entre os dias 27 e 30 de agosto.

Liga Continental de Hóquei

A Copa dos Campeões de Hóquei no gelo segue a trilha da Liga Continental (KHL), torneio criado pelos principais clubes russos e do Leste Europeu em 2008. O objetivo era qualificar a modalidade para os atletas ao mesmo tempo em que recuperava o terreno perdido para a NHL em relação ao marketing e dinheiro.

Vinte e quatro clubes são considerados fundadores do evento, sendo 21 deles da Rússia e um clube do Cazaquistão, da Bielorrússia e da Letônia. No total, já tivemos sete temporadas, com Ak Bars Kazan e Dínamo Moscou como os maiores vencedores, com dois troféus cada. Aliás, o campeão dos playoffs recebe a "Copa Gagarin"!

Em 2015-2016, o KHL reúne 28 times de sete países. A Rússia segue dominando, com 22 participantes. Depois disso, temos o Dinamo Minsk (Bielorrússia), Dinamo Riga (Letônia), Jokerit Helsinque (Finlândia), Medvescak Zagreb (Croácia), Slovan Bratislava (Eslováquia) e Barys Astana (Cazaquistão).

O campeonato começa nesta segunda-feira com uma partida imperdível. O SKA São Petersburgo, atual campeão, encara o CSKA Moscou, dono da Copa Continental no ano passado (prêmio dado ao melhor time da temporada regular). A partida acontece às 19h30 no horário de Moscou (13h30 no horário brasileiro). Quem quiser acompanhar, pode ficar ligado no site oficial.

SKA e CSKA na temporada passada (Divulgação)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.