Brasileiro de esqui cross-country começa em Ushuaia

Atletas brasileiros treinam em Ushuaia (Divulgação/CBDN)

A cidade argentina de Ushuaia, lá no "fim do mundo" e mais próxima da Antártida, é o local escolhido para dar a largada da participação brasileira na temporada sul-americana de inverno. Nesta sexta-feira, dia 24, começa o Campeonato Brasileiro de Esqui Cross-Country, com os principais atletas do continente. 

No total, 25 atletas, de quatro países da região, deverão participar das provas até domingo. Pelo lado brasileiro, 16 competidores estão confirmados, incluindo nomes experientes como Leandro Ribela, Leandro Lutz, Leandro Ribela e Mirlene Picin. A equipe já está em Ushuaia desde a semana passada e participa de clínicas e treinamentos no município argentino. 

Esta é a maior delegação que a CBDN conseguiu levar para uma competição nacional de cross-country. Esse número só foi possível graças ao sucesso do Projeto Social Ski na Rua, que insere crianças de baixa renda de São Paulo na prática do rollerski. Com pouco mais de dois anos de história, a iniciativa já garantiu jovens representantes para a entidade. 

Entre eles, os jovens Altair Firmino e Lucas dos Santos. Ambos farão suas estreias no cenário internacional da modalidade de inverno e buscam os pontos necessários para garantirem a classificação nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, em fevereiro de 2016, na Noruega. A missão não é fácil, mas é possível. 

"Em Ushuaia, os dois estão mostrando bastante evolução, adaptando-se bem à neve e mostrando bastante potencial. A expectativa é a de que ambos consigam bons pontos nesta estreia. Especialmente na prova júnior, eles podem colocar o Brasil entre os países que estarão nos Jogos da Juventude, o que representaria a nossa primeira participação no cross-country", comenta Caio Siqueira, gestor da CBDN na categoria endurance. 

Nesta sexta-feira teremos uma prova de distance com 10 quilômetros para os homens e cinco para as mulheres. No sábado, acontece a disputa do sprint, com 1,4 quilômetros para os dois gêneros. Por fim, no domingo, novamente uma prova longa com dez quilômetros no masculino e cinco no feminino e na disputa júnior. Todas as etapas são em técnica livre. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.