Mundial de Hóquei no Gelo - Dia 1

Oliver Larsson faz o gol da vitória nos pênaltis (Andre Ringuette/HHOF-IIHF Images)

Cinco dos principais favoritos ao título estrearam nesta sexta-feira, no primeiro dia de disputa do Mundial de Hóquei no Gelo em Praga, na República Tcheca. A competição se estende até o dia 17 de maio e as seleções do Canadá, EUA, Rússia e Suécia conquistaram resultados expressivos em seus primeiros jogos.

O resultado mais surpreendente, por assim dizer, foi a vitória dos norte-americanos em cima dos finlandeses. Mesmo sem suas maiores estrelas, o país da América do Norte venceu por 5 a 1 graças às ótimas atuações de Steve Moses e Dan Sexton, integrantes da KHL e acostumados com o ritmo europeu. Cada um deles fez um gol, enquanto que Matt Hendricks fez dois e Nick Bonino completou a goleada - Jyrki Jokipakka descontou para a Finlândia. 

O Canadá, que também busca retomar a hegemonia mundial, começou com uma tranquila vitória de 6 a 1 sobre a Letônia. Logo no primeiro período os canadenses abriram 3 a 0, com Nathan Mackinnon, Jason Spezza e Matt Duchene. Spezza, novamente, Tyler Toffoli e Sidney Crosby marcaram mais três até o fim do jogo, enquanto Kaspars Daugavins fez o gol de honra para os letões. 

Atuais campeões mundiais, os russos também não tiveram dificuldades na primeira rodada e venceram a Noruega por 6 a 2. Vadim Shipachyov, Artyom Anisimov, Danis Zaripov e Viktor Tikhonov fizeram 4 a 0 logo no primeiro período. Os noruegueses descontaram com Patrick Thoresen, duas vezes, mas Maxim Chudinov e Artemi Panarin fecharam o placar. 

O melhor jogo do primeiro dia do Mundial de Hóquei no Gelo envolveu os suecos, vice-campeões olímpicos, e a seleção da República Tcheca, donos da casa. Em uma partida muito equilibrada até no overtime, os suecos conseguiram vencer por 6 a 5 graças aos penaltis shots e frustaram a apaixonada torcida que lotou o ginásio. 

Aliás, parecia que os tchecos não conseguiriam fazer frente para o forte time escandinavo. No fim do segundo período, a Suécia vencia por 3 a 1, com gols de Joel Lundqvist, Staffan Kronwall e Victor Rask - o interminável Jaromir Jagr, lenda do hóquei no gelo, descontou. 

Entretanto, no último período, o país-sede foi buscar o resultado. Tomas Hertl fez 3 a 2 no placar, mas Joakim Lindstrom fez 4 a 2 e recolocou uma vantagem de dois gols. Mas em um intervalo de cinco minutos, a República Tcheca virou o jogo, com gols de Dominik Simon, Roman Cervenka e Martin Zatovic. 

Faltavam três minutos para o fim, mas o placar não estava decidido. Com 53 segundos para o encerramento, Mattias Sjogren fez o gol que levou a partida para o overtime. Lá, nada de gols e decisão mesmo para os penaltis shots. Oliver Ekman-Larsson fez o gol que garantiu a vitória para os suecos. 

Neste sábado seis partidas agitam o segundo dia do Mundial de Hóquei no Gelo na República Tcheca. Às 7h15 no horário de Brasília, acontecem os confrontos entre Áustria x Suíça e Dinamarca x Eslováquia. Depois, às 11h15, jogam Alemanha x França e Eslovênia x Bielorrússia. Por fim, às 15h15 (sempre no horário brasileiro), têm República Tcheca x Letônia e EUA x Noruega. Mais detalhes sobre a competição você pode encontrar no site oficial!

Jogo entre Rússia x Noruega (Richard Wolowicz/HHOF-IIHF Images)

Jogo entre Finlândia x EUA (Richard Wolowicz/HHOF-IIHF Images)
Confira os melhores momentos do jogão entre Suécia x República Tcheca nesta primeira rodada!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.