Brasil estreia no Mundial de Curling de Duplas Mistas

Marcelo Mello e Aline Gonçalves em ação (Divulgação)

Na manhã deste sábado o Brasil dá mais um passo no cenário internacional do Curling. Pelo segundo ano consecutivo, o país enviou uma equipe para a disputa do Mundial de Duplas Mistas. Marcelo Mello e Aline Gonçalves são os representantes nacionais na competição que acontece em Sochi, na Rússia. 

A estreia brasileira acontece às 6h30 no horário de Brasília (12h30 no horário local) contra a Áustria. Ainda no sábado, às 13h30 (sempre no nosso fuso horário), a dupla participa da segunda rodada e enfrenta a Suécia. O Brasil está no Grupo B e, além dos dois países citados, joga contra China, Finlândia, Itália, Letônia, Nova Zelândia, Noruega e Eslovênia. 

Esta é a oitava edição do Mundial de Curling de Duplas Mistas, categoria que cresce a cada ano e atrai competidores de todos os continentes. Nesse ponto, a presença brasileira é simbólica e de interesse da Federação Mundial de Curling. É uma forma de mostrar que o curling está avançando para todas as regiões e garantir mais representatividade perante o Comitê Olímpico Internacional. 

Assim, a meta de Marcelo Mello e Aline Gonçalves é melhorar o desempenho em relação a estreia, no ano passado. Na ocasião, a dupla terminou na última posição, mas conseguiu uma suada e histórica primeira vitória do Brasil em competições internacionais. Com mais um ano de experiência, a expectativa é somar alguns pontos no grupo. 

Para quem não se lembra, a categoria Duplas Mistas possui algumas diferenças em relação à modalidade olímpica. Os jogos acontecem em oito ends e 46 minutos ao invés de dez ends e 73 minutos. Cada time joga seis pedras, e não oito, por período, o próprio lançador também varre a pedra e no end sem ponto a equipe perde a posse do martelo. Todas as diferenças podem ser encontradas neste link, em inglês

A primeira fase termina na quinta-feira, dia 23. Na sexta, acontecem os tiebreaks (se necessário) e as quartas de final. No sábado, dia 25, temos as semifinais e a grande decisão. Confira abaixo a tabela completa da seleção brasileira (sempre no horário de Brasília):

18/4 - Sábado
6h30 - Brasil x Áustria
13h30 - Brasil x Suécia

19/4 - Domingo
8h30 - Brasil x Nova Zelândia

20/4 - Segunda-feira
3h00 - Brasil x China

21/4 - Terça-feira
5h15 - Brasil x Eslovênia
15h00 - Brasil x Letônia

22/4 - Quarta-feira
6h30 - Brasil x Finlândia

23/4 - Quinta-feira
2h00 - Brasil x Itália
8h00 - Brasil x Noruega

Copa do Pacífico

Enquanto Marcelo Mello e Aline Gonçalves disputam o Mundial de Curling de Duplas Mistas, as meninas da seleção feminina seguem com a ótima campanha na Copa Internacional de Pacífico, disputado no Canadá.

Neste terceiro dia do torneio elas prosseguiram com o desempenho regular. Conseguiram uma importante vitória de 9 a 5 sobre Colorado, time que estava empatado com o país na quarta posição, mas depois perderam para Illinois por 7 a 1. 

Dessa forma, elas estão com três vitórias e três derrotas, permanecendo na quarta posição. Neste sábado acontece a última rodada da primeira fase e o Brasil enfrenta Michigan, que venceu dois jogos e perdeu outros quatro. Só a vitória interessa para manter as chances de classificação à semifinal. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.