Mundial de Esqui Nórdico - Encerramento

Time norueguês comemora ouro no esqui saltos (NordicFocus)

O último fim de semana do Mundial de Esqui Nórdico em Falun, na Suécia, pode ser encarado como um resumo do que aconteceu nos dez dias anteriores: um show dos atletas noruegueses, que comprovaram todo o favoritismo em provas de cross-country, esqui saltos e combinado nórdico. 

No sábado e domingo aconteceram as últimas quatro disputas, com três ouros para a Noruega. O país escandinavo só não chegou ao topo na prova por equipe do Combinado Nórdico large hill (HS 134 e 2x7,5km de cross-country) - ainda que tenha conquistado o bronze. A seleção francesa conseguiu o título mundial com 38min31seg6, apenas três segundos à frente da Alemanha.

No mais, um desfile de talento, competência e fôlego dos noruegueses. Therese Johaug venceu nos 30km feminino do cross-country com 1h24min47seg0. Sua compatriota Marit Bjoergen ficou com a medalha de prata, pouco menos de um minuto atrás. A sueca Charlotte Kalla completou o pódio. 

Na versão masculina, com uma cansativa disputa de 50km, Peter Northug Júnior levou mais um título mundial ao completar o percurso em incríveis 2h26min02seg1. O impressionante é que mesmo após esse trajeto, a diferença para o tcheco Lukas Bauer, segundo colocado, foi de um segundo! Johan Olsson garantiu mais uma medalha para a Suécia com o bronze. 

Por fim, na prova por equipes do esqui saltos large hill masculino, o time norueguês surpreendeu e venceu com 872.6 pontos, contra 853.2 da Áustria, seleção favorita ao ouro. A Polônia, do bicampeão olímpico Kamil Stoch, ficou com o bronze.

Com três ouros nos últimos dois dias, a Noruega ratificou a liderança no quadro de medalhas do Mundial de Esqui Nórdico. Foram nada menos do que 20 medalhas, sendo 11 de ouro. A segunda posição ficou para a Alemanha, com oito pódios e cinco títulos mundiais. A Suécia, país-sede do evento, foi a terceira, com nove medalhas e duas de ouro. No total, 14 países conquistaram algum pódio nas três categorias. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.