Domínio europeu

Martina Sablikova, dona de dois ouros no Mundial (Reprodução)


A patinação de velocidade conta com três Mundiais: sprint, distância simples e allround. Este último foi realizado neste fim de semana em Calgary, no Canadá, mas foram os atletas da Europa que dominaram a competição, com seis em oito possíveis. 

Nos 500 metros feminino, Heather Richardson, dos EUA, venceu com 37seg11, mais de um segundo à frente da canadense Kali Christ, medalhista de prata - a holandesa Ireen Wüst completou o pódio. Na versão masculina o ouro foi do canadense Denny Morrisson, com 34seg98. O russo Denis Yuskov foi o segundo colocado e o polonês Zbigniew Brodka foi o terceiro.

Nas provas de média distância os europeus levaram a melhor. A norueguesa Ida Njatun venceu nos 1500 metros feminino com 1min52seg71, com Richardson na segunda posição e Wüst repetindo a terceira colocação. Entre os homens, Yuskov venceu com 1min42seg92, deixando o norueguês Sverre Pedersen com a prata e o belga Bart Swings com o bronze. 

Por fim, nas provas de longa distância, o domínio foi dos atletas Martina Sablikova, da República Tcheca, e do holandês Sven Kramer. O atleta da Holanda venceu nos 5 mil metros masculino com 6min07seg49, com Pedersen na segunda posição e Yuskov em terceiro. Depois, ele venceu os 10 mil metros com 12min56seg69, deixando Alexis Contin, da França, em segundo e Swings em terceiro. 

No feminino, Sablikova levou o ouro nos 3 mil metros com 3min55seg10, à frente de Wüst, prata, e a também holandesa Linda de Vries, bronze. Por fim, ela também venceu os 5 mil metros com 6min51seg21. As holandesas inverteram as posições dessa vez, com de Vries na segunda colocação e Wüst com o bronze. 

Mesmo após três Mundiais, a temporada da patinação de velocidade ainda não acabou. Os principais atletas da modalidade seguem para Erfurt, na Alemanha, para a última etapa da Copa do Mundo. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.