Adrenalina no esqui livre e snowboard

O fim de semana pertenceu aos radicais. Atletas de esqui livre e snowboard nas categorias halfpipe e slopestyle invadiram Park City, nos EUA, para realizar as etapas das Copas do Mundo de suas modalidades. O que se viu no resort norte-americano foi um domínio dos favoritos, além de saltos radicais!

Esqui livre

Gus Kenworthy foi o nome do esqui livre em Park City (FIS/Buchholz)

No caso do esqui livre, os atletas da casa conquistaram nada menos do que dois dos quatro ouros em jogo. O primeiro deles veio com Joss Christensen no esqui slopestyle. Ele conseguiu 92 pontos em sua apresentação e liderou o pódio triplo dos norte-americanos, com Mcrae Williams na segunda posição e Gus Kenworthy em terceiro. 

Kenworthy, inclusive, foi o responsável pelo segundo título dos EUA no esqui livre, mas dessa vez no halfpipe. Ele fez uma descida perfeita, com 95.60 pontos, e conseguiu chegar à frente do francês Kevin Rolland, prata com 93 - David Wise, dos EUA, completou o pódio com 90.40.

Entre as mulheres, a sueca Emma Dahlstrom venceu o esqui slopestyle com 79.60 pontos e impediu que a americana David Logan conquistasse mais um título para os EUA. A jovem fez 77.60 e teve que se contentar com o bronze. A norueguesa Tiril Sjaastad-Christiansen foi bronze com 74.80.

Por fim, no esqui halfpipe feminino, a japonesa Ayana Onozuka conquistou a vitória desta etapa com 83.60 pontos. A alemã Sabrina Cakmakli ficou com a prata ao marcar 79.80 pontos e Janina Kuzma, da Nova Zelândia, ficou com bronze ao fazer 74.40.

Dessa forma, a disputa pelo título geral da Copa do Mundo de esqui halfpipe e snowboard fica acirrada. No halfpipe, a suíça Virginie Faivre lidera no feminino com 312 pontos, apenas sete à frente da canadense Rosalind Groenewoud. No masculino, Mike Riddle, do Canadá, tem 300 pontos, contra 280 do norte-americano Torin Yater-Wallace. 

Na Copa do Mundo de esqui slopestyle, a liderança das mulheres é de Keri Herman, dos EUA, com 200 pontos, contra 150 de Tiril Christiansn. No masculino, o britânico James Woods está na ponta com 226, contra 140 de Johan Berg, da Noruega.

A última etapa das duas competições acontece entre os dias 11 e 14 de março. As provas de Halfpipe acontecem em Tignes, na França, enquanto que as disputas do Slopestyle seguem para Silvaplana, na Suíça. 

Snowboard

Da mesma forma que no esqui livre, os EUA conquistaram metade das quatro medalhas de ouro disponíveis nas provas de slopestyle e halfpipe. O primeiro título da equipe da casa veio no slopestyle masculino com Eric Willet, que conseguiu marcar 95.25 pontos e também liderou um pódio triplo, pois a prata foi de Charles Guldemond e o bronze para Eric Beauchemin. 

O segundo título norte-americano veio no snowboard halfpipe feminino, com Kelly Clark. A atleta conseguiu 94.50 pontos e viu sua compatriota Arielle Gold ficar na segunda posição com 88.75. O bronze foi da chinesa Xuetong Cai, com 80.75. 

Outro destaque foi o título da holandesa Cheryl Maas no snowboard slopestyle feminino. É o terceiro triunfo consecutivo da atleta, que marcou 87.75 pontos. Karly Shorr, dos EUA, ficou na segunda posição com 81 pontos e Elena Koenz, da Suíça, ficou na terceira posição com 79.75. 

No snowboard halfpipe masculino o ouro foi do chinês Yiwei Zhang. Ele simplesmente conseguiu a descida perfeita e fez 98 pontos, não dando chances para os rivais. A prata foi do norte-americano Taylor Gold, que conseguiu 94.75 pontos, e o australiano Kent Callister completou o pódio com 88.50. 

Esses resultados marcaram o encerramento da Copa do Mundo de snowboard halfpipe. Kelly Clark conquistou o globo da FIS com 2000 pontos, contra 1600 de Arielle Gold. Entre os homens houve um empate: Yiwei Zhang e Taylor Gold empataram com 1800 pontos e dividem o título geral na modalidade. 

Já a Copa do Mundo de snowboard slopestyle realiza sua última etapa em Spindleruv Mlyn, na República Tcheca, entre os dias 13 e 14 de março. Cheryl Maas praticamente já conquistou o título entre as mulheres com 2000 pontos, contra 1160 de Shorr. No masculino, Janne Korpi, da Finlândia, tem 1300 pontos, seguido de perto por Eric Willet, com 1000. 

Arielle Gold e Kelly Clark, dominantes no halfpipe (US Snowboarding)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.