Mundial Esqui Nórdico, dias 4 e 5

O Mundial de Esqui Nórdico chegou a sua metade em Falun, na Suécia, e contou com provas das três modalidades neste fim de semana. Confira os resultados: 

Sábado

Rune Velta leva o ouro na maior surpresa até aqui (NordicFocus)

O dia contou com medalhas em provas individuais no esqui cross-country e no esqui saltos. Nesta última, na disputa masculina HS 100, aconteceu a maior surpresa até o momento do Mundial de Esqui Nórdico. O norueguês Rune Velta, que nunca havia vencido uma prova sequer, conquistou o título com 252.7 pontos, à frente do alemão Severin Freund, prata com 252.3, e do austríaco Stefan Kraft, bronze com 248.3. Ambos eram favoritos ao ouro. 

No esqui cross-country aconteceu a disputa do Skiatlo, categoria em que o atleta faz metade do percurso em técnica livre e a outra metade em técnica clássica (realizando as trocas de esquis). No feminino aconteceu outra surpresa: a multicampeã Marit Bjoergen, da Noruega, ficou apenas na sexta posição e sequer subiu ao pódio. A vitória foi da sua compatriota Therese Johaug, que fez 15km em 40min57seg6. A também norueguesa Astrid Jacobsen ficou com a prata, seis segundos atrás. A sueca Charlote Kalla completou o pódio. 

Entre os homens, o russo Maxim Vylegzhanin conquistou o título mundial ao completar os 30km em 1h16min25seg9, apenas quatro décimos à frente do suíço Dario Cologna, segundo colocado - Alex Harvey, do Canadá, ficou na terceira posição. 

Domingo

Time alemão de Combinado Nórdico vibra com ouro (NordicFocus)

O dia reservou as competições por equipes nas três modalidades. Tivemos disputas entre seleções no sprint do cross-country, no combinado nórdico e uma prova mista no esqui saltos. Não tivemos surpresas e a Alemanha e Noruega dividiram os ouros, com dois títulos para cada um.

O país escandinavo confirmou a lógica no esqui cross-country e venceu nos dois gêneros. As mulheres levaram o ouro com 14min29seg57, deixando a Suécia com a prata e a Polônia com o bronze. No masculino o ouro norueguês veio após 15min32seg89, à frente da Rússia, segunda colocada, e Itália, terceira. 

Já a Alemanha conquistou o primeiro título do dia no Combinado Nórdico, na prova HS 100 e 4x5km. Os alemães venceram com 44min20seg7 e 448.3 pontos no esqui saltos. A prata ficou para a Noruega e o bronze para a França. Já na competição mista de esqui saltos em Normal Hill, o país europeu conseguiu 917.9 pontos e ficou pouco à frente da Noruega, novamente medalha de prata - o Japão conquistou o bronze. 

Nesta segunda-feira o Mundial de Esqui Nórdico dá uma parada para os atletas descansarem. As competições retornam nesta terça-feira, com a prova de 10km feminino em técnica livre no esqui cross-country. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.