Mundial Esqui Nórdico, dia 2 - Sprint

Noruega no topo, de novo (NordicFocus)

O segundo dia de disputa do Mundial de Esqui Nórdico em Falun, na Suécia, foi velocidade máxima. As provas de sprint em técnica clássica do esqui cross-country aconteceram durante esta quinta-feira, consagrando os atletas da Noruega e já marcando a despedida brasileira do evento. 

Fabrizio Bourguignon e Leandro Ribela foram os representantes nacionais na competição masculina e conquistaram bons resultados. O primeiro foi o melhor brasileiro no sprint ao terminar na 115ª posição com o tempo de 4min39seg93 e 667.03 pontos FIS. Já Leandro Ribela ficou na 123ª colocação, com 5min08seg57 e 858.05 pontos. Ao todo, 127 atletas terminaram a prova classificatória e o russo Nikita Kriukov teve o melhor tempo com 2min59seg92.

Entretanto, apenas 30 atletas avançavam para as baterias decisivas e aí valeu a tradição e o peso da equipe da Noruega. A lenda Peter Northug Júnior levou o ouro na última bateria, ficando à frente do canadense Alex Harvey, medalhista de prata, e do compatriota Ola Vigen Hattestad, bronze. 

No feminino, a polonesa e multicampeã Justyna Kowalczyk teve o melhor tempo da classificatória, com 3min24seg89, à frente das norueguesas. Parecia que ela poderia fazer frente, mas na bateria que definiu o ouro a atleta largou mal e ficou apenas na quarta posição. A vitória, para variar, ficou com Marit Bjoergen, da Noruega. A sueca Stina Nilsson ficou na segunda posição e a também norueguesa Maiken Falla ficou na terceira posição. 

Para encerrar o dia, o Mundial de esqui nórdico teve a disputa da classificatória do esqui saltos feminino NH. A canadense Taylor Henrich teve o melhor desempenho do dia, com 114.2 pontos, seguida da francesa Julia Clair e da norueguesa Maren Lundby. As 30 melhores carimbaram vaga para a decisão. 

A definição da nova campeã mundial de esqui saltos será nesta sexta-feira. Os homens também competem nesta modalidade e disputam a classificatória do NH. Além disso, há a estreia do combinado nórdico, com provas HS 100 e 10km de cross-country.

Confira fotos dos brasileiros nesta sexta-feira:

Fabrizio Bourguignon (divulgação/CBDN)

Leandro Ribela (Divulgação/CBDN)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.