Sprint

Federico Pellegrino comemora com a torcida (NordicFocus)

Terça-feira foi dia de velocidade máxima no Tour de Ski. O tradicional torneio de esqui cross-country realizou a prova de sprint em técnica livre em Val Müstair, na Suíça. A disputa foi válida pela terceira etapa da competição e consagrou novos e velhos campeões. 

Novo porque o italiano Federico Pellegrino desbancou os atletas noruegueses e conquistou o título na bateria final masculina. Foi sua segunda vitória do atleta na carreira! Peter Northug Jr, líder da classificação, ficou com a medalha de prata e Martin Sundby completou o pódio. 

"Hoje um dos meus maiores sonhos se tornou realidade: vencer Petter no sprint final. Eu senti que estava em grande forma. Eu me concentrei no Petter e esqueci o Martin Sundby. Na última curva antes da chegada eu consegui uma boa velocidade e chegar à vitória", comentou o italiano.  

Entretanto, Northug Jr continua na liderança do Tour, com 53min40seg no percurso. Martin Sundby subiu para a segunda posição, 25 segundos atrás. O sueco Calle Halfvarsson segue na terceira posição geral. 

Entre as mulheres, porém, a Noruega segue dominante. Da mesma forma que nas duas etapas anteriores, o país escandinavo colocou três atletas no pódio. Marit Bjoergen foi a nova (velha) vencedora na última bateria, confirmando o favoritismo. Heidi Weng conquistou mais uma prata e Ingvild Oestberg ficou com bronze. 

"Desde o início eu tinha um bom sentimento sobre a prova. Meu objetivo era levá-lo até a final e ganhar alguns segundos sobre a Therese e Heidi. Eu consegui administrar muito bem na montanha e estou em uma posição antes das etapas do Tour na Itália", admite Bjoergen. 

Boa posição é pouco. Marit Bjoergen lidera o Tour feminino com folga: ela tem 39min29seg2, mais de um minuto à frente de Heidi Weng. Therese Johaug está provisoriamente na terceira posição. 

O Tour de Ski prossegue nesta quarta-feira em Toblach, na Itália. As mulheres competem nos 5km estilo clássico, enquanto os homens andam 10km em estilo clássico.

Marit Bjoergen comemora mais uma vitória (NordicFocus)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.