Mundial natural

Flávio Macedo durante o Mundial (Fred Lindmoser)

Você acompanhou aqui a saga de Isabel Clark e Wesley Huntington no Mundial de Snowboard e Esqui Livre na Áustria. Mas o pequeno país europeu sediou neste fim de semana outro campeonato mundial com participação brasileira. A cidade de St. Sebastian recebeu os melhores atletas de luge em pista natural, incluindo os brasileiros Flávio Macedo e Rafael Manfrinato. 

O campeonato tem um formato diferenciado das etapas da Copa do Mundo. Em vez de realizar uma qualificação para definir quem segue na disputa do título, o torneio consistiu em três descidas, sendo que o mais rápido na somatória ficaria com o troféu. 

O clima, para variar, não contribuiu. No primeiro dia não houve problemas, com um tempo frio e ideal para a prática do luge em pista natural. Depois, porém, caiu a chuva e neve molhada, culminando em atrasos e mudanças de cronograma. No último dia o clima quente deixou a neve fofa e o gelo bem ralo, colocando em risco os próprios atletas. 

Flávio Macedo foi o melhor brasileiro na disputa, terminando na 35ª posição com o tempo combinado de 4min14seg07. Já Rafael Manfrinato ficou na 39ª colocação, com 4min34seg97. Ao todo, 44 competidores participaram da prova. 

O vencedor entre os homens foi o italiano Patrick Pigneter, com 3min35seg88. Seu compatriota Alex Gruber ficou com a prata, 61 centésimos atrás. Floria Breitenberger completou o pódio. A Itália também levou a melhor no feminino. Evelin Lanthaler venceu com 3min43seg35, deixando a russa Ekaterina Lavrentyeva com a prata e a italiana Greta Pinggera com o bronze. Por fim, a dupla italiana Patrick Pigneter e Florian Clara venceu nas duplas com 2min29seg53. Os austríacos Rupert Brueggler e Tobias Angerer ficaram na segunda posição e os russos Pavel Porshnev e Ivan Lazarev ficaram em terceiro. 

A modalidade de luge em pista natural prossegue com as etapas da Copa do Mundo se as condições climáticas ajudarem. A etapa do próximo fim de semana já foi cancelada pela organização e os atletas ficam no aguardo para novas determinações.

Rafael Manfrinato na largada (Fred Lindmoser)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.