Mais uma vez

Marit Bjoergen e as norueguesas no pódio (NordicFocus)

No último sábado tivemos a abertura da nona edição do Tour de Ski, tradicional evento de cross-country que acontece no início de cada ano. A modalidade, como todos sabem, é dominada pelos noruegueses. Prova disso aconteceu hoje, domingo, pela segunda etapa da competição. 

Tanto no masculino quanto no feminino os vencedores são do país escandinavo. Entre as mulheres o massacre é ainda maior: nas duas provas realizadas até agora, o pódio contou apenas com norueguesas. Um feito incrível, sem dúvida. 

E da mesma forma que no primeiro dia, coube à Marit Bjoergen puxar o trem norueguês na prova de 10km em técnica clássica realizada em Oberstdorf, na Alemanha. Ela conseguiu o tempo de 29min27seg6, quase um minuto à frente de Heidi Weng, novamente a segunda colocada - Therese Johaug, atual campeã do Tour, ficou com o bronze. 

Pelo visto, Bjoergen conquistará o último título que resta no esqui cross-country. Ela venceu as duas provas disputadas até aqui e lidera a classificação com mais de um minuto de vantagem sobre Weng e Johaug, suas compatriotas e rivais. 

Entre os homens, o norueguês Peter Northug Jr também começa muito bem a caminhada para conquistar um título inédito. Após ficar com a prata na primeira etapa, o atleta foi o vencedor dos 15km em técnica clássica neste domingo. 

Ele conseguiu o tempo de 42min01seg2 em uma chegada emocionante - a diferença do vencedor para o sueco Calle Halfvarsson, medalhista de bronze, foi de apenas oito décimos! O canadense Alex Harvey ficou entre eles e levou a prata. O suíço Dario Cologna, vencedor do prólogo, ficou na sexta posição. 

Com disputas apertadas, o ranking do Tour de Ski masculino é decidido por milésimos de segundos. Northug Jr assumiu a ponta, mas está apenas cinco segundos à frente de Harvey e dez de Halfvarsson. 

Nesta segunda-feira os atletas terão um período de descanso. A competição do Tour de Ski retorna na terça-feira com as provas de sprint em Val Müstair, na Suíça. O evento terá transmissão do canal por assinatura Sportv.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.