Festival americano

Selfie no pódio de dual moguls! (FIS/Buchholz)

Deer Valley é um dos resorts na cidade de Park City, nos EUA, muito utilizada para os atletas radicais dos EUA e Canadá para treinos. Não à toa eles se sentiram em casa durante a disputa da Copa do Mundo de Esqui Livre nas categorias moguls e aerials. Dos seis ouros em jogo, cinco ficaram para competidores da América do Norte. 

O Canadá levou a melhor na disputa caseira, com três triunfos. Os EUA levaram duas medalhas de dourada e a China foi a intrusa na contagem. O país asiático venceu o esqui aerials masculino na quinta-feira. Guangpu Qi conseguiu incríveis 138.50 pontos e levou o título, deixando o norte-americano Mac Bohonnon com a prata - Oleksandr Abramenko, da Ucrânia, completou o pódio.

No aerials feminino, ainda disputado na quinta, Ashley Caldwell, dos EUA, deu o troco e desbancou as favoritas chinesas. Ela levou o ouro com a nota de 99.78 pontos. Kiley McKinnon ainda garantiu a dobradinha ao marcar 95.52 - Xiaoxue Shen, da China, ficou na terceira posição.

Na sexta, foram realizadas provas de moguls. O canadense Mikael Kingsbury venceu mais uma com a nota de 90.25 pontos, quase cinco à frente de Matt Graham, da Austrália, medalhista de prata. O norte-americano Patrick Deneen garantiu mais um pódio para o time da casa ao conquistar bronze.

No feminino, KC Oakley, dos EUA conseguiu desbancar as irmãs Dufour-Lapointe do alto do pódio e dar o segundo ouro para o país-sede. A norte-americana teve 82.53 pontos e ficou à frente de Justine, prata, e Chloe, bronze.

Por fim, no sábado à noite, aconteceram disputas de dual moguls e o Canadá reinou absoluto. Kingsbury voltou a vencer no masculino ao conquistar a última bateria sobre Dylan Walczyk por 21 a 14. Marco Tade, da Suíça, ficou com o bronze. No feminino, Justine Dufour-Lapointe derrotou a norte-americana Hannah Kearney por 19 a 16 na grande decisão e ficou com o título - Britteny Cox, da Austrália, levou o bronze. 

No ranking geral de aerials, a liderança provisória entre os homens é de Guangpu Qi, com 300 pontos. Nas mulheres, Xu Mengtao continua na primeira posição, com 222. No moguls, Justine Dufour-Lapointe lidera no feminino com 245 pontos, enquanto Mikael Kingsbury tem 329. 

A próxima competição de esqui livre moguls e aerials será nesta semana, com o Mundial da modalidade em Kreischberg, na Áustria.

Ashley Caldwell comemora vitória sobre as chinesas no aerials (FIS/Buchholz)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.