Europeu (holandês) de patinação

Wüst e Kramer (AFP)

No último fim de semana aconteceu em Chelyabinsk, na Rússia, o Campeonato Europeu de Patinação de Velocidade. O campeonato é tão importante que, mesmo sendo evento continental, é chancelado pela ISU. A expectativa era por um domínio holandês, que foi confirmada ao longo da disputa. 

Os Países Baixos conquistaram cinco das oito medalhas de ouro disponíveis.Quem conseguiu furar essa dominação foi Martina Sablikova, da República Tcheca e uma verdadeira pedra no sapato das holandesas. 

A competidora venceu as provas de longa distância. Nos 5 mil metros, ela conseguiu o tempo de 7min00seg70, deixando Ireen Wüst, da Holanda, com a prata e a russa Olga Graf com o bronze. Depois, nos 3 mil metros, Sablikova levou o segundo ouro com 4min05seg23, deixando Wüst novamente com a prata e a também holandesa Linda de Vries na terceira posição. 

Depois, nos 1500 metros masculino, o russo Denis Yuskov também conseguiu tirar uma medalha dourada dos holandeses. Ele fez a prova em 1min46seg22, apenas seis centésimos à frente de Koen Verweij, segundo colocado - Bart Swings, da Bélgica, completou o pódio.

Nas outras duas provas femininas o título ficou para Ireen Wüst. A holandesa fez 39seg24 nos 500 metros, 42 centésimos da norueguesa Ida Njatun, medalhista de prata - a russa Yuliya Skokova conquistou o bronze. Depois, nos 1500 metros, Wüst conseguiu 1min56seg05 e novamente viu Njatun chegar na segunda posição. Sablikova ficou na terceira posição e levou sua terceira medalha para casa. 

Nas três provas masculinas, destaque para Sven Kramer, dono de dois ouros. O holandês venceu nos 5 mil metros com 6min17seg32 e liderou a dobradinha com o compatriota Wouter  olde Heuvel, prata com 6min22seg32 - o norueguês Sverre Pedersen completou o pódio. Depois, nos 10 mil metros, Kramer venceu com 13min07seg27. Pedersen subiu uma posição e conquistou a prata. Já Bart Swings levou o bronze. 

Por fim, nos 500 metros, Koen Verweij venceu com 36seg20. O sueco David Andersson foi o segundo, sete centésimos atrás. Já o polonês Jan  Szymanski conquistou sua única medalha com o bronze nesta prova. 

A patinação de velocidade retorna para as etapas da Copa do Mundo. A próxima competição será em Hamar, na Noruega, entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.