Como de costume

Pódio feminino com elas, as norueguesas (Divulgação/FIS)

O título acima foi retirado do vídeo que a FIS soltou após o prólogo feminino do Tour de Ski na manhã deste sábado, em Oberstdorf. Como de costume, Marit Bjoergen conquistou o título. Como de costume, a Noruega dominou o pódio nos 3km estilo livre na cidade alemã. O evento marcou o início do Tour de 2015. 

Marit Bjoergen, a norueguesa incansável, venceu com sobras ao completar o percurso em 7min53seg0. Foi sua 85ª vitória em etapas da Copa do Mundo de cross-country. 

Ela ainda comandou o trem-bala da Noruega, pois as quatro primeiras posições foram para o país escandinavo. Heidi Weng ficou com a prata, dez segundos atrás, e Ragnhild Haga conquistou seu primeiro pódio na carreira com o bronze. Nicole Fessel foi a primeira não-norueguesa ao terminar na quinta posição, com 8min06seg5. 

"Foi um ótimo dia. Eu estava focada na segunda volta. Me senti bem e consegui esquiar legal. Eu fiquei surpresa quando ouvi que cheguei com vantagem de dez segundos", comentou Bjoergen com a naturalidade típica dos vencedores. 

Masculino

Dario Cologna sorri após voltar com vitória (Divulgação)

Dono de três títulos gerais, como de costume o suíço Dario Cologna se transforma no Tour de Ski. Não importa a fase e muito menos se ele se recupera de lesão. Este multicampeão sempre deve ser encarado como favorito no campeonato de cross-country.

Prova disso é que no prólogo masculino, com 5km em técnica livre, Cologna venceu com 9min54seg2. Foi sua primeira vitória em uma etapa válida pela Copa do Mundo em dois anos e é a primeira vez que começa o Tour com triunfo na abertura. 

"Eu não esperava estar no pódio hoje, apesar de saber que estava em uma melhor forma do que antes. Treinei muito durante o Natal. O prólogo é apenas a primeira competição, mas é bom ver que tudo está caminhando bem", comentou Dario Cologna. 

O segundo colocado foi o sueco Calle Halfvarsson, cinco segundos atrás do suíço. Peter Northug Jr, da Noruega, completou o pódio com 9min59seg7. Líder do ranking e atual campeão do Tour, o norueguês Martin Sundby foi apenas o décimo colocado. 

Neste domingo de manhã temos a segunda etapa do Tour de Ski, novamente em Oberstdorf, na Alemanha. Dessa vez são provas de distance em técnica clássica: 10km para as mulheres e 15km para os homens. O Sportv vai transmitir a competição com comentários de Aldo Ramos. Na terça, o canal por assinatura também irá passar as provas de Sprint em Val Mustair, na Suíça.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.