A vez das mulheres

Lia-Mara Bösch (Reprodução/Facebook)

No antepenúltimo dia de competição no Mundial de Snowboard e Esqui Livre em Kreischberg, na Áustria, todas as atenções estavam nas mulheres. Pela primeira vez na história o Big Air contou com uma participação feminina em mundiais. Quinze atletas encararam a rampa na qualificação para as finais. 

O destaque ficou para a delegação suíça. Das quatro primeiras posições, três foram para mulheres do pequeno país europeu. A melhor delas na eliminatória foi Lia-Mara Boesch, que conseguiu a excelente nota de 92.25 pontos. A eslovena Urska Pribosic furou a "guarda suíça" e teve o segundo melhor desempenho do dia, com 87.25. Elena Koenz foi a terceira, com 81.25. 

Além do trio, outras três mulheres prosseguem na busca pelo ouro inédito: a suíça Sina Candrian, com a quarta nota, a eslovaca Klaudia Medlova e a finlandesa Merika Enne. As notas conquistadas na classificação não são levadas em conta para a decisão do título. 

No masculino, foram os finlandeses que tomaram conta do Big Air. Roope Tonteri obteve 93.25 e ficou na primeira posição, logo à frente do seu compatriota Ville Paumola, segundo com 93. O britânico Billy Morgan foi o terceiro com 90. As finais da modalidade acontecem neste sábado à tarde no horário brasileiro.

Medalhas

Claudia Riegler (Divulgação/FIS)

Se à noite os olhos estavam voltados para os saltos, a tarde de sexta-feira distribuiu as últimas medalhas do snowboard paralelo, na categoria slalom gigante. Aliás, a Áustria quebrou o tabu e conquistou seu primeiro ouro no Mundial.

Claudia Riegler fez a alegria da torcida local ao derrotar a russa Alena Zavarzina na disputa decisiva. A japonesa Tomoka Takeuchi ficou com bronze ao superar a suíça Julie Zogg. Entre os homens, o russo Andrey Sobolev, prata no slalom, conseguiu o título mundial ao passar pelo esloveno Zan Kosir na última bateria. O austríaco Benjamin Karl deu mais uma medalha para o país-sede ao ficar com bronze. 

Neste sábado, além da decisão do Big Air, acontece as qualificações do Esqui Cross. No domingo, temos o encerramento do Mundial com a decisão desta última modalidade. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.