Resistência norueguesa

Prova de sprint feminina (Divulgação)

O último fim de semana de novembro marcou a estreia da temporada de resistência na neve. Em Ruka, na Finlândia, e Beitostolen, na Noruega, tivemos as primeiras provas de cross-country e biatlo, respectivamente. E o que se viu foi um domínio completo dos países do Norte da Europa. 

Na Finlândia tivemos a primeira etapa da Copa do Mundo de Cross-Country, com provas de sprint e de média distância no estilo clássico. A Noruega, potência desse esporte, conquistou oito das 12 medalhas disponíveis. 

No sprint masculino, por exemplo, o pódio foi totalmente dominado pelo país escandinavo. Eirik Bransdal venceu a bateria decisiva, deixando Pether Northug Júnior com a prata e Sondre Fossli com o bronze.  No feminino, Marit Bjoergen garantiu o ouro da Noruega, com sua compatriota Maiken Falla chegando na terceira posição - Katja Visnar, da Eslovênia, conquistou a prata e impediu mais uma dobradinha. 

No domingo, em provas de média distância, o domínio continuou. Nos 10km clássico feminino, Therese Johaug venceu com 25min47seg2, deixando Marit Bjoergen na segunda posição, com 26min29seg4. Charlotte Kalla, da Suécia, fechou o pódio com 26min31seg3. 

Por fim, nos 15 km masculino, Iivo Niskanen, da Finlândia, conseguiu quebrar este domínio e conquistou o ouro com 35min09seg4. Ele ficou dez segundos à frente do norueguês Martin Sundby, que ficou com a prata. O finlandês Sami Jauhojaervi foi o bronze. 

A Copa do Mundo de Cross-Country continua a todo vapor agora. Nesta sexta-feira, dia 5, temos mais uma prova de sprint, dessa vez em Lillehammer, na Noruega. 

Copa IBU

No mesmo período, em Beitostolen, na Noruega, tivemos o início da temporada no biatlo. Tradicionalmente acontece a primeira prova da Copa IBU para a classificação dos atletas à etapa de abertura da Copa do Mundo da modalidade. Foram duas provas de sprint para cada gênero, lembrando que o sprint no biatlo corresponde à 7,5 quilômetros para as mulheres e 10 quilômetros para os homens. 

Na primeira disputa masculina o vencedor foi o letão Andrejs Rastorgujevs, com 26min02seg8 e dois tiros errados. Lars Berger, da Noruega, ficou em segundo e Michael Willeitner, da Alemanha, foi o terceiro. Na segunda prova, a vitória foi do alemão Florian Graf com 25min25seg9 e um tiro errado. A prata ficou para Alexey Slepov, da Rússia, e o bronze para Henrik L'aabe-Lund, da Noruega. 

Entre as mulheres, a primeira corrida foi vencida Weronika Nowakowska-Ziemniak, da Polônia. Ela completou o percurso em 21min36seg8 e um tiro errado. A norueguesa Bente Landheim chegou na segunda posição e Fuyuko Suzuki, do Japão, completou o pódio. Por fim, no encerramento da primeira etapa, a russa Evgenia Seledtsova conquistou o ouro com 21min25seg3. A prata foi para a francesa Justine Braisaz e a bielorrussa Iryna Kryuko conquistou a terceira posição. 

Nesta semana temos a primeira etapa da Copa do Mundo de biatlo com os melhores atletas da modalidade. As provas acontecem em Oestersund, na Suécia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.