Nos ares

Seppe Smits voa para o ouro no Big Air (Reprodução)

Neste fim de semana a ala radical dos esportes de neve voou, literalmente. Tivemos duas das mais emocionantes provas dessas modalidades: na China, houve a primeira etapa da Copa do Mundo de esqui livre aerials; na Turquia, a abertura da Copa do Mundo de Big Air de snowboard. 

Os dois esportes são bem parecidos: em ambos os atletas descem uma rampa e executam saltos que são avaliados por juízes. A diferença é que o esqui aerials, como o próprio nome diz, é praticado com esquis, enquanto que o Big Air utiliza a prancha de snowboard. Porém, os dois arrancam suspiros da torcida e são caracterizados por tombos de vários atletas. 

Foram apenas duas provas de Big Air em Istambul, capital turca (aliás, é a primeira vez na história que o país localizado entre Europa e Ásia recebe uma etapa de Copa do Mundo de esportes de inverno). Entre os homens, Seppe Smits, da Bélgica, confirmou o favoritismo e venceu com a nota de 183 pontos. O suíço Jonas Boesiger ficou com a prata e Brandon Davis, dos EUA, ficou com o bronze. 

No feminino a disputa foi bem mais acirrada! Ty Walker, dos EUA, conseguiu somar 156.50 pontos nas suas duas apresentações e levou o ouro. A diferença dela para a suíça Sina Candrian, medalhista de prata, foi de apenas 0.75 pontos! Com 154.25, a holandesa Cheryl Maas completou o pódio. 

Do outro lado do mundo, em Pequim, aconteceu duas provas de esqui aerials para cada gênero. Os atletas chineses confirmaram o favoritismo e não decepcionaram os torcedores locais.  Mengtao Xu, entre as mulheres, e Guangpu Qi, no masculino, começaram com duas medalhas de ouro.

No primeiro dia, Qi venceu com 125.34 pontos, muito acima do russo Pavel Krotov, medalhista de prata com 116.29, e de Ilya Burov, também da Rússia, terceiro com 114.48. No feminino, Mengtao Xu conquistou o título com 95.88 pontos. Danielle Scott, da Austrália (e próxima das brasileiras), ficou em segundo com 92.35. A norte-americana Kiley McKinnon garantiu o bronze com 89.88 pontos. 

No segundo dia, Qi sofreu um pouco, mas repetiu o triunfo com 124.89 pontos. O também chinês Hang Zhou garantiu a dobradinha no pódio com 122.17 - Mac Bohonnon, dos EUA, completou o pódio. Entre as mulheres, Xu levou seu segundo ouro com 96.58 pontos, um à frente de McKinnon, segunda colocada. Fanyu Kong, da China, levou bronze. 

A Copa do Mundo de esqui livre volta logo nos primeiros dias de 2015. Entre 3 e 5 de janeiro a cidade canadense de Calgary recebe provas de Moguls.

Pódio esqui aerials (Reprodução)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.