Força Oriental

Coreia do Sul na frente (Reprodução/ISU)

A antepenúltima etapa da Copa do Mundo de Patinação em Pista Curta aconteceu em Seul, na Coreia do Sul, e demonstrou todo o poder dos atletas orientais. Os asiáticos conquistaram nada menos do que nove das dez medalhas de ouro disponíveis na disputa realizada neste fim de semana.

Coreia do Sul e China polarizam a disputa, com leve vantagem para os donos da casa. Foram cinco ouros contra quatro dos chineses. A única medalha dourada fora da Ásia foi conquistada pelo time holandês do revezamento 5 mil metros masculino. A seleção europeia conseguiu o tempo de 6min51seg676, deixando o Canadá em segundo e a China em terceiro. 

No mais, um duelo entre os dois países asiáticos. Os chineses foram dominantes nas provas femininas, com três triunfos. Kexin Fan venceu nos 500 metros com 43seg543, à frente da coreana Ji-Soo Jeon, medalhista de prata, e da britânica Elise Christie, bronze. 

Nos 1000 metros, Yutong Han garantiu o segundo ouro para a China com 1min31seg586 - Marianne St.Gelais, do Canadá, foi a segunda colocada, e Elise Christie conquistou seu segundo bronze. Por fim, a seleção chinesa também conquistou o título no revezamento por equipes, com 4min16seg459, deixando a equipe da casa com outra prata e o time russo na terceira posição.

A herói coreana no feminino foi Minjeong Choi, dona de dois triunfos nas provas de longa distância. Ela venceu os 1500 metros com 2min26seg843, à frente e Yutong Han, prata, e da compatriota Do Hee Noh, bronze. Por fim, ela venceu os 3 mil metros com 5min45seg733, à frente da chinesa Jiaying Tao, segunda colocada, e da também coreana Eun-Byul Lee, terceira.

A virada da Coreia do Sul aconteceu no masculino. A China conquistou apenas um ouro no gênero, com Dajing Wu nos 1000 metros. Ele completou o percurso em 1min25seg537 e deixou Yoon-Gy Kwak, atleta local, com a prata, e o holandês Sjinkie Knegt com o bronze.

Os três ouros coreanos foram com atletas diferentes. Yi Ra Seo venceu os 500 metros com 41seg401, à frente de Knegt, segundo colocado, e Charles Hamelin, do Canadá, medalhista de bronze. Nos 1500 metros, vitória para Da Woon Sin, com 2min20seg755. Ele teve uma disputa apertada contra Dequan Chen, da China, e Se Yeong Park, da Coreia do Sul, respectivamente o segundo e terceiro colocados. Por fim, nos 3 mil metros, um pódio totalmente coreano: Jung Su Lee foi o vencedor com 4min56seg267, um décimo à frente de Yoon-Gy Kwak e dois de Da Woon Sin.

A Copa do Mundo de Patinação em pista curta dá uma parada para as festas de fim de ano. A modalidade volta à ativa somente no fim de janeiro, com a disputa do Campeonato Europeu entre 23 e 25 de janeiro. A Copa do Mundo retorna entre os dias 6 e 8 de fevereiro para a penúltima etapa na cidade de Dresden, na Alemanha.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.