Velocidade Máxima

Ireen Wüst durante disputa (Reprodução)

Este fim de semana foi de velocidade máxima para os amantes da patinação. A ISU abriu a temporada da patinação em pista longa em Obihiro, no Japão. Como era de se esperar, a Holanda dominou completamente a modalidade, com oito ouros em 14 provas disputadas. Coreia do Sul conquistou três títulos e Rússia outros dois - o Canadá conquistou o último ouro. 

Nos 500 metros feminino, a sul-coreana Sang Hwa Lee e a japonesa Nao Kodaira fizeram dobradinha nas duas provas, com Lee levando a melhor sobre a rival. Na primeira prova, ela venceu com 38seg07 e na segunda por 37seg92, sempre seguido de perto por Kodaira. A diferença ficou com o bronze. Na primeira prova a medalha foi para a russa Olga Fatkulina, enquanto que na segunda ficou para a austríaca Vanessa Bittner.

Entre os homens o holandês Jan Smeekens e o russo Pavel Kulizhnikov travaram uma batalha particular nos 500 metros. O holandês venceu a primeira prova com 35seg06, dez centésimos à frente do russo - Ruslan Murazhov, da Rússia, fechou o pódio. Na segunda prova, Kulizhnikov venceu 34seg96, seguido por Smeekens e pelo japonês Ryohei Haga. 

Nas provas de longa distância, os Países Baixos levaram os dois ouros. Nos 5 mil metros masculino, título para Sven Kramer com 6min20seg90 - a prata foi do russo Alexsandr Rumyantsev e o bronze do também holandês Wouter Heuvel. Nos 3 mil feminino, Ireen Wüst venceu a prova com 4min04seg91, seguida pela tcheca Martina Sablikova e pela holandesa Jorien Voorhuis. 

Na média distância, o domínio prosseguiu. Marrit Leenstra e Ireen Wüst venceram nos 1000 e 1500 metros feminino com 1min16seg23 e 1min56seg93, respectivamente. Na primeira prova, Wüst ainda ficou com a prata e a chinesa Qishi Li com o bronze. Na outra competição, foi a vez de Leenstra ficar na segunda posição, com a russa Yuliya Skokova na terceira posição. 

Entre os homens, o russo Pavel Kulizhnikov venceu nos 1500 metros, com 1min09seg23, seguido pelo holandês Kjeld Nuis e o alemão Samuel Schwarz. Nos 1000 metros, pódio triplo para a Holanda. Nuis venceu com 1min45seg97, deixando seus compatriotas Wouter Heuvel e Koen Verweij com a prata e bronze. 

Na largada coletiva, a canadense Ivanie Blondin venceu com 8min33seg24, com a japonesa Nana Takagi com a prata e a holandesa Irene Shouten com o bronze. No masculino, a Coreia do Sul a prova, fazendo dobradinha com Seung Hoon Lee, primeiro, e Cheol Min Kim, segundo. O belga Bart Swings foi bronze.

Por fim, na disputa perseguição por equipes, novamente a Holanda voltou ao topo do pódio. Entre os homens, vitória conquistada com 3min43seg68, à frente da Coreia do Sul, segunda colocada, e Rússia, medalha de bronze. Nas mulheres, o título veio com 3min02seg54, deixando a prata com o Japão e o bronze com a Alemanha. 

A segunda etapa da Copa do Mundo de patinação de velocidade acontece nesta semana, entre os dias 21 e 23 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.