Hoje é dia de Hóquei, Bebê!

Lance da partida no Paulista de hóquei inline (Reprodução)

Na verdade, não só hoje, mas sim até domingo! Nos próximos quatro dias a cidade de São Paulo abrigará o que há de melhor do hóquei inline no Brasil. Até o dia 23 de novembro o município sedia a etapa 1 do Campeonato Brasileiro da modalidade, com os dez principais times do país.

As partidas acontecem no ginásio da Portuguesa, considerado um dos melhores do país para a prática do hóquei. Os primeiros jogos acontecem nesta quinta-feira, feriado da Consciência Negra, a partir das 14h. A fase de classificação prossegue no sábado e os jogos eliminatórios com a decisão serão no domingo (a tabela você confere abaixo).

Mas por que um site especializado em esportes de inverno dá atenção para o hóquei inline? O motivo é simples: a modalidade com patins inline é uma variação do hóquei no gelo em países sem arenas para este esporte. No caso do Brasil, é a seleção de inline que representa a nação em competições no gelo, como no Pan-americano da modalidade, em março, e a Copa do Fim do Mundo em Ushuaia, na Argentina.

Por conta disso, a evolução do hóquei no gelo por aqui passa pelo desenvolvimento dos atletas e times que competirão na elite do Brasileiro até domingo! Aliás, conhecer este esporte fascinante é um bom programa para o fim de semana! A entrada é gratuita e o ginásio da Portuguesa fica na rua Comendador Nestor Pereira, 33, ao lado da Marginal Tietê.

Regulamento

O regulamento é bem simples: são dez times divididos em dois grupos com cinco cada. As equipes jogam entre si em turno único dentro da chave. Os quatro melhores seguem na disputa, com o primeiro enfrentando o quarto colocado e o segundo contra o terceiro. A partir daí acontecem os jogos eliminatórios em uma única partida. Os vencedores das partidas nas quartas de final se enfrentam na semi e depois teremos a grande decisão.

Tabela completa

Conheça as equipes 

Grupo A
PALMEIRAS - único time grande do futebol que apoia o hóquei, o Palmeiras é um dos times mais tradicionais da modalidade, sendo, inclusive, o atual campeão brasileiro e com jogadores que integram ou integraram a seleção nos últimos anos. A defesa do título, porém, não será fácil. No estadual realizado no início do mês, a equipe alviverde terminou na sexta e última posição.





HÍPICA - equipe de Campinas, no interior paulista, a Hípica tem uma história de 19 anos no hóquei inline e, desde o início, com conquistas significativas na modalidade, como títulos estaduais e nacionais. Neste ano, por exemplo, o time entrou como um dos favoritos ao estadual paulista e conseguiu conquistar a medalha de bronze após fazer jogos acirrados com AABB, Portuguesa e Sertãozinho.





AABB - uma das equipes que entra com a moral elevada na disputa do Brasileiro. A equipe paulistana da AABB sagrou-se campeã estadual no início do mês, derrotando grandes nomes do esporte na ocasião. Além disso, a associação realiza um importante trabalho de base, com equipes desde sub-12 e até mesmo um time feminino. Certamente entra como favorito ao título. 



LOKOMOTIV - a única equipe carioca na disputa, o Lokomotiv também entra forte ao conquistar a etapa 2 e garantir o acesso para a elite. Fundado para homenagear o Lokomotiv Yaroslavl, da Rússia, que sofreu um terrível acidente aéreo que matou todos os jogadores em 2011, o Lokomotiv carioca já conseguiu bons resultados, como o título do Open Pro Ice Hockey, realizado na capital fluminense em 2013. 



BARUERI - mais um time que conquistou acesso na etapa 2, terminando com o vice-campeonato. A equipe de Barueri tem uma história recente e uma ascensão meteórica. Eles disputaram seu primeiro campeonato nacional apenas no ano passado e, 18 meses depois, já estão entre os dez melhores do país. A meta é manter esse status para o ano que vem. 




Grupo B

PORTUGUESA - uma das favoritas para o campeonato brasileiro. Dona da casa, os jogadores lusos conhecem cada centímetro desse ginásio. Além disso, o time possui uma longa tradição no hóquei inline, com títulos estaduais e nacionais. Neste ano, sagrou-se vice-campeã paulista no início deste mês. 





SERTÃOZINHO - a cidade respira hóquei sobre patins, sendo reconhecida nacionalmente como a capital da modalidade. No inline, a cidade é representada pelo Spiders, clube fundado em 2003. Desde então, acumula conquistas paulistas e nacionais. Neste ano, porém, o time não conseguiu um bom desempenho no estadual, terminando na quarta posição e longe do pódio.





VIPERS - um dos favoritos ao título. A equipe mineira é uma das mais tradicionais do hóquei inline brasileiro, também acumulando troféus. Na última semana o time conquistou seu quinto título mineiro após bater o América no tempo extra, garantindo um ânimo extra para o Campeonato Brasileiro.



AMÉRICA - a derrota no tempo extra para o Vipers na decisão do título mineiro não tira o mérito e a força da equipe de Minas Gerais. Favorita ao título nacional, a equipe conta com sua grande tradição no hóquei brasileiro na última década como um dos trunfos para chegar ao topo da classificação. 





SÃO BERNARDO - a equipe do ABC paulista é uma das mais antigas do país, com praticamente 15 anos ininterruptos na modalidade. Assim, é natural que tenha acumulado títulos ao longo desta trajetória. Neste ano, porém, o time não foi bem no estadual, tendo terminado na penúltima posição, a frente apenas do Palmeiras.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.