Copa do Mundo em pista curta #1

Começou a temporada na patinação pista curta (Reprodução/ISU)

Neste fim de semana começou a temporada da Copa do Mundo de patinação em pista curta. Esta é uma das modalidades mais fantásticas e surpreendentes dos Jogos Olímpicos de Inverno. A primeira etapa aconteceu no sábado e domingo, na cidade de Salt Lake City, nos EUA.

Foram cinco disputas masculinas e outras cinco femininas, incluindo os revezamentos. A prova, como se sabe, tem uma disputa particular entre canadenses e sul-coreanos e, neste caso, não foi diferente.

Na primeira prova dos 1000 metros feminino, Marianne St. Gelais, do Canadá, conquistou o ouro com 1min29seg827. A coreana Minjeong Choi ficou com a prata e Kexin Fan foi a bronze. Na segunda prova dessa categoria, a situação se inverteu. A coreana Suk Hee Shim venceu com 1min30seg306, seguida pela compatriota Alang Kim e pela canadense Valerie Maltais. 

As duas atletas coreanas voltaram a repetir a dobradinha nos 1500 metros. Shim venceu com 2min23seg014, com Kim conquistando a prata e a italiana Arianna Fontana ficando com o bronze. Nos 500 metros o ouro ficou com a China. Kexin Fan venceu com 42seg504, seguida de perto pela italiana Arianna Fontana e a canadense Marianne St. Gelais. 

No revezamento 3000 metros feminino, a equipe coreana levou a melhor, conquistando o título com 4min06seg916, 36 centésimos de segundo à frente da China - as mulheres canadenses ficaram com o bronze. 

Entre os homens a disputa foi mais equilibrada. Na primeira prova dos 1000 metros, o russo Victor An conquistou o título com 1min27seg964. Se Yeong Park ficou com a prata, seguido pelo holandês Sjinkie Knegt. Na segunda prova, porém, a Coreia do Sul ficou com o ouro graças à vitória de Yi Ra Seo, que fez o percurso em 1min23seg390. A Rússia levou a prata e bronze com Semen Elistratov e Ruslan Zakharov, respectivamente. 

Nos 500 metros, o norte-americano John Henry Krueger surpreendeu e venceu com 40seg820. O holandês Sjinkie Knegt foi o segundo colocado e o chinês Dajing Wu fechou o pódio. Nos 1500 metros uma velha rivalidade voltou à tona: o coreano Da Woon Sin venceu o canadense Charles Hamelin e conquistou o título - o também coreano Jung-Su Lee ficou com o bronze. 

Por fim, no revezamento de 5000 metros, a Rússia conquistou o ouro com 6min37seg100, pouco mais de dois segundos à frente da China, prata, e seis dos EUA, medalhista de bronze. Entre os dias 14 e 16 de novembro acontece em Montreal, no Canadá, a segunda etapa da Copa do Mundo de patinação em pista curta. Infelizmente não há brasileiros na disputa.

Valerie Maltais (e) numa das muitas quedas na modalidade (ISU)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.