Guerra Fria

À esq. Gracie Gold (EUA) com as russas Radionova e Tuktamysheva (Getty Images)

A antiga rivalidade entre russos e norte-americanos foi reavivada neste fim de semana durante a primeira etapa do Grand Prix de Patinação Artística no gelo. O evento aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas foi a Rússia que conquistou mais medalhas de ouro. 

Foram quatro pódios, sendo dois dourados para os atletas russos. Os competidores da casa conquistaram cinco medalhas, mas apenas uma delas foi de ouro. O outro título na disputa ficou com um japonês no individual masculino.

O triunfo solitário dos norte-americanos veio na dança no gelo. O casal Madison Chock e Evan Bates conquistaram o título com 171.03 pontos. Aliás, foi uma dobradinha histórica, pois a prata também foi para os EUA com Maia e Alex Shibutani, com 160.33 - foi a primeira vez que o país conseguiu os dois primeiros lugares na categoria. 

Entretanto, nos pares e no feminino a Rússia levou melhor. A dupla Yuko Kavaguti e Alexander Smirnov venceram com folga nos pares ao marcarem 209.16 pontos. Haven Denney e Brandon Frazier, dos Estados Unidos, ficaram em segundo com 183.84. Os chineses Cheng Peng e Hao Zhang completaram o pódio, com 182.43.

No feminino, as atletas russas conseguiram outra dobradinha. A jovem Elena Radionova, 15 anos, mostrou porque é uma das revelações da modalidade e conquistou o título com 195.47 pontos. Elizaveta Tuktamysheva, sua compatriota, foi prata com 189.62. A americana Gracie Gold ficou com o bronze ao marcar 179.38 pontos. 

Por fim, nos homens, nem Rússia e nem Estados Unidos. O japonês Tatsuki Machida superou os rivais e foi ouro com impressionantes 269.09 pontos. Jason Brown, atleta da casa, teve que se contentar com a prata após conseguir 234.17 pontos. O canadense Nam Nguyen fechou o pódio com 232.24 pontos. 

O Grand Prix é um dos principais torneios internacionais de patinação artística. A segunda etapa acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro na cidade canadense de Kelowna.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.