No mundo

No último domingo tivemos a definição de dois campeonatos importantes no mundo dos esportes de inverno. Tivemos uma etapa do Grand Prix de verão do esqui saltos em Almaty, no Cazaquistão, e o Troféu Lombardi de Patinação artística no gelo, em Milão, na Itália. Ambos os torneios esquentam a pré-temporada as modalidades, que começará para valer em novembro. 

Esqui Saltos

Sara Takanashi ao centro, feliz da vida (Divulgação/FIS)

A etapa contou com provas masculina no large hill (montanha grande) e também feminina. Entre as mulheres, a japonesa Sara Takanashi segue imbatível. Após vencer a etapa anterior, no sábado, ela voltou a conquistar o ouro com uma larga margem: 240.1 pontos contra 215 da alemã Katharina Althaus, vice-campeã. O bronze foi da eslovena Maja Vitic, com 210.3.

O Japão também levou a melhor no masculino, Taku Takeuchi conseguiu 277 pontos e impediu o bicampeonato do esloveno Jernej Damjan, prata com 275.4. O pódio foi completado pelo norueguês Phillip Sjoeen, com 266.9. 

Restam duas etapas do Grand Prix de verão do esqui saltos. A penúltima acontece na Hinzenbach, na Áustria, entre os dias 27 e 28 de setembro. O encerramento será em Klingenthal, na Alemanha, nos dias 3 e 4 de outubro. Ambas as disputas são masculinas. 


Patinação Artística

Integrante da série challenge, que reúne alguns dos principais torneios do mundo, o Troféu Lombardia acabou neste domingo com um bom desempenho dos atletas norte-americanos. Das nove medalhas em jogo, foram quatro conquistas, sendo duas de ouro. 

Uma das medalhas douradas dos EUA foi conquistada na disputa masculina. Richard Dornbush venceu o duelo particular com o japonês Takahito Mura. A diferença entre os dois foi de apenas 1.49 pontos (237.28 contra 235.79 na somatória dos programas curto e longo). O bronze ficou com o russo Adian Pitkeev, com 215.90 pontos.

O segundo ouro norte-americano veio com a dupla Haven Denney e Brandon Frazier nos pares. Eles conquistaram 157.80 pontos. A prata foi dos italianos Bianca Manacorda e Niccolo Macii, com 132.80. Os russos Vera Bazarova e Andrei Deputat levaram o bronze com 130.40. 

Por fim, entre as mulheres, a japonesa Satoko Miyahara quebrou a hegemonia norte-americana e venceu com 183.90 pontos. As atletas dos EUA se contentaram com a prata e bronze. Hannah Miller foi a segunda, com 170.26, e Angela Wang a terceira, com 160.25 pontos. 

Nesta semana teremos a disputa da quinta etapa do Junior Grand Prix e a realização do Troféu Nebelhorn, de ótimas lembranças para o Brasil (no ano passado Isadora Williams conquistou a vaga olímpica no torneio).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.