Medalhas!

Jovens com o Leandro: o mentor e os alunos brilhantes (Divulgação)

Você viu dois posts abaixo que a garotada do Projeto Social Ski na Rua está em Bariloche, na Argentina, representando o Brasil no Campeonato Patagônico, tradicional evento de esqui cross-country para jovens de 10 a 16 anos. O que poucos imaginavam é que eles pudessem conquistar resultados tão expressivos!

Foram nada menos do que duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de bronze. Rhaick Bonfim foi o vencedor da categoria sub-14 e detalhe: é sua primeira prova na neve! Nesta prova, quase que o país conquistou outro pódio - Rafael Meira, de apenas 10 anos, ficou em quarto. No sub-16, Altair Firmino ficou com o bronze, fechando a participação espetacular dos brasileiros.

O interessante é notar a idade dos atletas. Rhaick, por exemplo, tem 12 anos e passou por cima de rivais mais velhos no sub 14. Ele completou a prova em 7min32seg, mais de 1min30seg à frente do argentino Iván Shendera, medalhista de prata. Já Rafael, de apenas dez anos, chegou 17 segundos atrás d Joaquín Bonacalza, o terceiro colocado. Não tenho dúvidas de que ele evoluirá muito nos próximos anos! Ao todo, 34 atletas competiram na disputa. 

No sub-16 Altair não teve problemas para garantir o lugar no pódio. O jovem, líder do sub-16 brasileiro no rollerski, conquistou o bronze com 18min57seg, 38 segundos à frente do rival Juan Cruz Begino. O time da casa (Clube Andino Bariloche) conseguiu dobradinha, com Franco Dal Farra na primeira posição e Santiago Ojeda com a prata. Trinta e quatro atletas participaram da prova.

Nós falamos muito de história e de fatos memoráveis no esporte, mas são poucas as vezes que podemos, de fato, comemorar tais feitos. Ver um brasileiro competindo em modalidades de inverno já é legal. Vê-lo ganhando medalhas à frente de atletas mais experientes e adaptados é emocionante. 

Estou sem palavras! Parabéns ao Leandro, que comanda este projeto fabuloso, e principalmente aos meninos, que encontraram no esqui cross-country um esporte que alimenta seus mais belos sonhos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.