Endurance!

Hélio Freitas em Ushuaia (Carlos Maldonado/Club Andino Ushuaia)

Em março deste ano escrevi sobre o pioneirismo e o fôlego de Hélio Freitas. Atleta brasileiro presente no cross-country dos Jogos Olímpicos de 2006, continuava na ativa e em alto nível mesmo após ultrapassar os 40 anos. Naquela ocasião, ele havia disputado a primeira prova de triatlo de inverno. E neste fim de semana voltou a demonstrar uma resistência física invejável. 

Hélio competiu na quarta edição do Ushuaia Loppet, prova de cross-country que acontece na cidade argentina, e participou dos 42 quilômetros em técnica livre! Isso mesmo, leitor: 42 quilômetros subindo e descendo trilhas de neve com esqui em uma condição climática nada amistosa, como podemos perceber na foto.

E não fez feio, pelo contrário. Ficou na 11ª posição dentre os 26 que conseguiram completar a disputa com o tempo de 3h27min40seg. A prova foi altamente qualificada e contou com os olímpicos Federico Cichero, Carlos Lannes e Martin Bianchi, todos da Argentina. O primeiro, aliás, foi o vencedor geral, com 2h30min04seg. 

Entre as mulheres, o título ficou com Maria Constanza Viaña, com 3h30min04. A prova ainda contou com atletas da Suíça, EUA, Noruega, França e República Tcheca. O Brasil teve outro representante, mas Bruno Lage não conseguiu completar a competição.


E se você pensou que ele descansaria, nada disso! Hélio segue em Ushuaia e no próximo domingo, dia 17 (e pouco mais de uma semana dessa maratona), competirá na 28ª edição do Marchablanca, com 21 quilômetros no estilo clássico.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.