Às armas, atletas!

Leandro Lutz numa selfie na Cerimônia de Abertura (Reprodução)

De sexta-feira, dia 8, até o dia 11, a cidade chilena de Portillo recebe o primeiro campeonato sul-americano de Biatlo desta temporada sul-americana. O evento é o segundo deste novo ciclo olímpico com a presença de brasileiros - você viu só aqui a presença de Francisco Nobre nas primeiras provas de esqui alpino em El Colorado, também no Chile.

Leandro Lutz, Mirlene Picin e Fabrizio Bourguignon são os representantes do país na disputa, que também contará com atletas da Argentina, Chile e Itália. Isso mesmo! O campeonato acontece simultaneamente com o Campeonato Internacional de Esqui Militar.

De acordo com a programação enviada pela CBDN, nesta sexta-feira acontecem as provas individuais. Leandro e Fabrizio percorrem 20 quilômetros na prova masculina e Mirlene, de volta após uma temporada voando, literalmente, em corridas de rua compete nos 15 quilômetros feminino.

No sábado teremos a prova de sprint, com 7,5 quilômetros para a brasileira e 10 quilômetros para os rapazes. Por fim, no dia 11 (segunda-feira), os dois homens encerram este primeiro campeonato com a prova de largada coletiva em 15 quilômetros.

Já estão familiarizados com as regras do Biatlo? Ainda não!? Vamos refrescar a memória então: o esporte combina o percurso do cross-country com estandes de tiros (sim, os atletas carregam um rifle nas costas). Há duas ou quatro paradas, que varia de acordo com o percurso e cada atleta realiza cinco tiros. Em provas internacionais, cada tiro errado acrescenta 150 metros no percurso do atleta. A posição do tiro também varia: em pé, com alvos maiores, ou deitado, com alvos menores.

Infelizmente, o site da IBU (União Internacional de Biathlon) não traz os resultados de todas as provas da mesma forma que a FIS faz. Em todo o caso, o Brasil Zero Grau ficará de olho e deseja boa sorte aos brasileiros.

PS: na seção Agenda, no menu logo abaixo do logotipo, você pode conferir tudo o que rola de esporte de inverno na América do Sul e no Mundo! Confira!

Snowboard

Neste fim de semana a equipe de snowboard do Brasil também participará de provas não oficiais em Valle Nevado, no Chile. A equipe já está concentrada e aproveitando a neve que cai no resort. Só ontem foram cerca de 25 centímetros de neve!

Isabel Clark, Lucas Alves (estreante na categoria adulta), Isis Dassow, Nathali Oliani e Lucas Rezende participam de provas de snowboardcross nesta sexta-feira. No domingo, dia 10, Isabel ainda participará de uma prova de slopestyle no local. 

Lembrando que no fim do mês, mais precisamente no dia 20, começa o Campeonato Brasileiro de Snowboard. O evento é organizado pela CBDN e vai reunir a nata dos riders sul-americanos. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.