Seletiva de patinação artística

Isadora durante sua apresentação em Sochi (Divulgação)

Seletiva, na verdade, não seria a palavra. Prefiro a expressão "período de treinos". Mas independentemente do nome que utilizarmos, o fato é que a patinação artística no gelo do Brasil está prestes a vivenciar uma experiência histórica: o encontro de seus principais atletas da modalidade. 

Entre os dias 21 e 25 de julho na cidade norte-americana Little Falls, seis atletas brasileiros com idade para os próximos dois ciclos olímpicos participarão de um período de treinos, avaliações e exibições. Dois são velhos conhecidos da torcida: Isadora Williams, presente em Sochi, e Luiz Manella, que ficou bem próximo do feito. Outras quatro jovens são excelentes revelações: Karolina Calhoun, Maria Eugênia Lopes, Giulia Flemming e Amanda Kalluf.

Todos moram nos EUA, o que explica a escolha do local. A seletiva não terá eliminações, pois o momento é justamente de ampliar o grupo brasileiro. A ideia é elaborar um ranking com os atletas para, assim, pleitear mais bolsas-atleta junto ao Ministério dos Esportes. Também pode ser uma boa oportunidade para encontrar uma parceira para Luiz Manella, que está propenso em competir na categoria pares. 

Luiz Manella (Arquivo)
Todas as atividades irão acontecer na Arena Floyd Halls e os patinadores farão trabalhos dentro e fora do gelo. Três professores auxiliarão e avaliarão os brasileiros com aulas de salto, spin, strokings, coreografia e movimentação. Além disso, terá uma avaliação física feita pela academia Parabolic, especializada justamente em patinação artística no gelo, e que analisará flexibilidade, força, agilidade, balanço e coordenação. No último dia, os atletas ainda farão uma exibição aberta ao público de seus programas curtos.

Acho a iniciativa fantástica. Montar e desenvolver uma seleção permanente é o primeiro passo para qualquer modalidade crescer aqui no Brasil. Espero apenas que as seletivas possam acontecer aqui no Brasil também - mesmo sem qualquer estrutura temos vários jovens que conseguem realizar boas apresentações. Eles merecem um contato maior com o cenário internacional, até para aprenderem mais.

Como todos conhecem Isadora e Luiz, conheça um pouco mais sobre os quatro brasileirinhos que estarão presentes na seletiva:

Karolina Calhoun: figurinha carimbada neste blog, Karolina tem 14 anos e começou a patinar aos cinco. Ela nasceu nos EUA, mas fala português fluentemente por conta da sua mãe, Nelia. Sua maior conquista é o título norte-americano na categoria juvenil, o que a coloca, desde então, como uma das principais promessas da modalidade. Na categoria intermediário, ela conquistou o título do Los Angeles Open e da Final do Invitational Series do SCICA. 

Maria Eugênia Lopes: com 16 anos, ela já conquistou o Middle Atlantic Figure Skating (em 2010 e 2012), o Cantiaque Trophy (2011) e Regional Figure Skating (2012). Filha de pais brasileiros, ela nasceu nos EUA, mas pretende utilizar a seletiva para ficar conhecida no cenário esportivo nacional e se credenciar às provas da ISU na próxima temporada. 

Giulia Flemming: ela nasceu em Campinas, mas mora nos EUA com a família. Tem apenas 12 e há cinco ela patina, com uma rotina de três horas por dia. Nos últimos dois anos, conquistou seis ouros em competições no país norte-americano. É considerada uma excelente promessa e forte candidata a representar o Brasil em competições internacionais.

Amanda Kalluf: a mais jovem, com 12 anos completados nesta terça-feira, é também uma das mais experientes,  pois patina desde os três anos. Ela nasceu nos EUA, mas é filha de brasileira e também sonha em disputar uma Olimpíada pelo Brasil (já vimos esse belo filme com Isadora!). No Chesepeake Open, um dos melhores torneios juvenis, ela foi bronze em 2013 e quinta colocada neste ano.

Karolina Calhoun e seus inúmeros troféus (Arquivo)

2 comentários:

  1. Gustavo vc poderia faz uma serie de post igual você fez o série Pioneirismo só que desta vez falando mais sobre esses atletas "brasileiros" que vão participam da seletiva ? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. muito otimismo em relação a patinação artistica do Brasil ! mostra tua força Brasilllllll !

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.