Rollerski!

Equipe brasileira de Cross Country e Biatlo em São Carlos (Divulgação/CBDN)

Um ano atrás, em conversa informal com o Brasil Zero Grau na Cerimônia de Encerramento, o presidente Stefano Arnhold, da CBDN, comentou que gostaria de desenvolver mais o rollerski, o famoso esqui de rodinhas, aqui no país. "Com esse fantástico projeto do Leandro Ribela, queremos fazer algo também", afirmou na época. 

O projeto, claro, é o Ski na Rua, onde Leandro promove a inclusão social de jovens de baixa renda através da modalidade. E não é que um ano depois a confederação de neve conseguiu colocar o antigo desejo em prática?

Nos dias 17 e 18 de maio (neste fim de semana), a entidade realiza as primeiras provas do Circuito Brasileiro de Rollerski. Serão duas disputas: uma de sprint e outra de distance, ambas no CT do Parque Damha, em São Carlos, no interior paulista.

"Pelas possibilidades de treinamento no Brasil com o rollerski, o cross country é uma das principais modalidades no planejamento estratégico da CBDN. A realização da primeira competição oficial do Circuito Brasileiro de Rollerski é um marco importante dentro desse planejamento da confederação para o desenvolvimento das modalidades de neve brasileiras", destaca Caio Siqueira, gestor das equipes de Cross Country e Biathlon da entidade através do release. 

O planejamento estratégico, aqui, não corresponde apenas ao próximo ciclo olímpico. O evento faz parte do organograma imaginado pelo órgão para os Jogos de 2026, cuja meta é participar como uma nação competitiva em várias modalidades de inverno. 

Por conta disso, alguns dos competidores serão os jovens integrantes do projeto Ski na Rua. A expectativa é reunir cerca de vinte atletas em São Carlos. Os garotos poderão treinar e competir com os principais nomes do Brasil na modalidade, como Leandro Ribela, Leandro Lutz e até mesmo Leila Mostaço, que mora no Canadá. 

"Iniciar a temporada com esse encontro, principalmente com a equipe multidisciplinar, é importante para avaliar o que deu certo na última temporada e começar a traçar o planejamento para o restante do ano. Também é legal pela motivação de encontrar outros atletas e trocar valiosas informações. É a primeira competição de rollerski no Brasil, o que nos deixa na expectativa para os próximos eventos", afirma Leandro Ribela.

A programação oficial inclui dois períodos de treinos no sábado (às 9h e às 15h) e o congresso técnico no mesmo dia, às 18h. No domingo, a prova de sprint será às 9h e na sequência acontece a prova de distance. 

Testes físicos 

O primeiro evento da nova temporada inicia uma semana intensa para a equipe multidisciplinar da CBDN. Após a competição em São Carlos, a equipe de cross-country e biatlo irá se juntar a outros atletas de neve para quatro dias de testes físicos em São Paulo. Os testes, palestras e reuniões acontecerão entre os dias 22 e 27 de maio. Em data que ainda será confirmada, haverá a tradicional Cerimônia de Encerramento, que premiará os melhores atletas da temporada olímpica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.