#ImaginaNaNeve

Meninos do Projeto Ski na Rua com equipe brasileira (Divulgação)

Creio que aqui todos já ouviram falar de crowdfunding. A vaquinha na Internet realmente se transformou numa importante ferramenta para atletas que buscam recursos com o objetivo de treinar e competir. Até mesmo uma campeã olímpica - Maureen Maggi - sucumbiu à solução. 

Agora é a vez dos garotos do Projeto Social Ski na Rua. Com o objetivo de levar quatro jovens para Ushuaia, na Argentina, o atleta olímpico Leandro Ribela está em busca de benfeitores que possam transformar esse sonho em realidade. Você pode ver todos os detalhes aqui e, convenhamos, os valores estão bem razoáveis para qualquer um participar. 

Para quem não conhece, o Projeto Ski na Rua utiliza o rollerski (equipamento que simula muito bem a neve no asfalto e é utilizado pela maioria dos países no verão) para ensinar a modalidade para jovens de baixa renda, principalmente da Comunidade de São Remo, na região da USP. Atualmente são 25 integrantes. 

O objetivo principal não é o desenvolvimento esportivo. Os integrantes recebem benefícios como assistência odontológica e atividades complementares, como aulas de inglês e espanhol. É um projeto social na sua essência: formando cidadãos bem antes de formar atletas. 

Mas quando alguns deles se destacam, é preciso permitir que eles se desenvolvam na modalidade. Em 2013, quatro jovens foram para Ushuaia participar de treinos e competições ao lado da equipe brasileira e argentina de esqui cross-country. Neste ano, a meta é a mesma: permitir que mais quatro jovens atletas possam ter essa experiência e, porque não, se transformar em futuros atletas olímpicos de inverno do Brasil. 

Em um país com uma distribuição de renda insuficiente e com graves problemas sociais, é compreensível que o esporte não seja considerado um elemento prioritário para a cidadania. O crowdfunding é a alternativa para que jovens como os do Ski na Rua possam continuar crescendo como cidadãos e atletas. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Juca, o link está no texto, mas aqui vai novamente:

      http://benfeitoria.com/imaginananeve

      Excluir

Tecnologia do Blogger.