Pé esquerdo

Brasil, de verde (Reprodução)
É, a primeira partida de hóquei no gelo da seleção brasileira não foi da forma como todos imaginavam. Não que esperávamos muita coisa - afinal de contas, eram jogadores de hóquei inline com uma ou outra experiência no gelo. Mas perder de 16 a 0 para o México na rodada inaugural do primeiro Pan-Americano da modalidade também machuca um pouco. 

Logo no primeiro período o time da casa fez 8 a 0 e praticamente assegurou a vitória. Fez mais um gol no segundo período e depois atropelou novamente, com 7 a 0 no último tempo. Adrián Cervantes foi o destaque da partida, com quatro gols e três assistências. Carlos Goméz fez três gols e uma assistência. Julián Ramirez, Fernando Ugarte, Eduardo Grosso e Alexis Cervantes fizeram dois gols cada e Christian Smithers fechou a conta. 

Entrei em sites de notícias esportivas do México e pude constatar o show que o time da casa aplicou nos brasileiros. Neste link, por exemplo, a matéria fala que os brasileiros conseguiram aguentar quatro minutos sem tomar gol, mas depois não tiveram forças para reagir. E também não conseguiu fazer uma só jogada de perigo contra o gol mexicano.  

O resultado assusta, mas temos que levar em conta a tradição nula que o Brasil tem em rinks de gelo. Se no hóquei inline conseguimos até disputar medalhas em campeonatos internacionais, resta à CBDG agora trabalhar para fazer essa transição. Não há segredo: quanto mais os atletas participarem de jogos e treinos neste tipo de piso, mais rápido eles se adaptarão. 

Aí, um dia, podemos sonhar em fazer frente à México e Colômbia, países que, por incrível que pareça, possuem mais tradição no hóquei no gelo do que o Brasil e Argentina. Não adianta. A goleada sofrida ontem é só o primeiro passo de uma longa caminhada. 

O Brasil volta ao rink do Icedome na próxima quarta-feira, às 16h30 (horário de Brasília) contra a Argentina. Esse é o jogo chave e definirá quem escapa da última colocação do Pan de Hóquei no Gelo. E quem quiser assistir o massacre mexicano, ele será transmitido hoje às 19h no canal mexicano TVC Deportes.

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.