Pan-Americano de Hóquei no Gelo

Equipe brasileira após um dia de treino (Reprodução/Facebook)

Daqui a pouco, mais precisamente às 21h30 no horário de Brasília, o Brasil dará um importante passo para o desenvolvimento do hóquei no gelo no país. Depois de muitas idas e vindas, teremos a rodada inaugural da primeira edição do Pan-Americano de Hóquei no Gelo, realizado no novíssimo Icedome México SUR - o primeiro rink fixo com medidas oficiais da América Latina.

Sim, meus caros, haverá uma seleção brasileira presente. Através de Alexandre Capelle, diretor de hóquei da CBDG, foi organizada uma equipe com jogadores convocados para representar o país no evento. Se não me falhe a memória, acredito que é a primeira vez que veremos o Brasil em um torneio oficial de hóquei no gelo.

Cartaz (Reprodução)
Jogará ao lado de México, Colômbia, Argentina e Canadá (com uma equipe juvenil) na edição masculina. Havia também a ideia de levar meninas para disputar a edição feminina, mas não foi possível. Dessa forma, entre as mulheres teremos dois times canadenses e as donas da casa na briga pelo título. Mais informações você pode encontrar no Blog Hóqueiros, destinado especificamente à modalidade!

Mas como foi difícil chegar a esse ponto. Além de todos os problemas administrativos da entidade, o próprio torneio acabou passando por dificuldades.O Icedome ainda está em obras e os EUA, que seriam mais um atrativo para o evento, não enviou representantes.

Remendado, feito às pressas e com mais dúvidas do que certezas: o Pan-Americano paga o preço de toda ação pioneira. Que os organizadores saibam tirar as lições e coloquem o campeonato como um marco do hóquei no gelo em toda a América Latina. 


A demora

O Pan-Americano seria em março de 2013. Não deu tempo. Passou para abril e depois para junho de 2013. Também não deu tempo. Diante dos constantes atrasos, ficou para fevereiro de 2014. Mas aí, claro, perceberam o erro que seria tentar concorrer com os Jogos Olímpicos de Inverno. Por fim, foi agendado para março deste ano, quando finalmente será realizado.

Convenhamos que constantes atrasos não trazem a credibilidade que um torneio deste porte merece. Mas antes ser adiado do que cancelado, desrespeitando público, atletas e patrocinadores. O principal motivo foi a demora na entrega do Icedome Mexico, o primeiro rink oficial de hóquei no gelo na América Latina, e que será inaugurado neste domingo. Lá, como cá, não há um planejamento de conclusão das grandes obras.

O evento

Acontecerá entre os dias 2 e 9 de março, sendo que no próximo domingo teremos as finais masculina e feminina. O regulamento é bem simples: os cinco times masculinos se enfrentam entre si e os dois primeiros fazem a final para definir o campeão. O terceiro e quarto colocados jogam para definir o bronze. Entre as mulheres, as três equipes se enfrentam duas vezes e as duas melhores jogam novamente para definir a campeã.

O Local

Desenho do rink do Icedome Mexico SUR (Reprodução)
Demorou e ainda está na fase de acabamento, mas o Icedome tem tudo para ser um dos locais mais importantes dos esportes de gelo da América Latina. Ele recebeu um investimento total de 60 milhões de pesos novos mexicanos (equivalente a R$ 10,6 milhões). Terá capacidade para quatro mil pessoas.

Primeiro rink oficial da modalidade na região, serve de exemplo para que países tropicais, como o Brasil, possam criar projetos de construção de arenas deste tipo.

O Brasil

Detalhes da camisa, feita pela Orion (Reprodução)
Quem idealizou o projeto anteriormente foi Gê Cardoso, entusiasta do hóquei no gelo no Rio de Janeiro. Ele organizou o Open Pro Ice Hockey, na capital fluminense, em abril do ano passado e os melhores atletas foram "convidados" por ele para o Pan, que deveria acontecer em junho (relembre o caso aqui).

Entretanto, com o adiamento para 2014, a lista sofreu alterações com alguns jogadores de hóquei inline e a própria CBDG, já fora da intervenção judicial, resolveu encampar a ideia e deixá-la em caráter oficial. Enviei algumas perguntas para Alexandre Capelle, mas ele não respondeu até o fechamento deste post. Quando ele responder, teremos um post especial sobre o tema.

Dessa forma, teremos sim a primeira seleção brasileira de hóquei no gelo e o evento será o pontapé inicial do novo ciclo olímpico da confederação, que envolverá projetos relacionados à modalidade que possui tantos fãs aqui no país. 

Os adversários

País que originou o hóquei no gelo, o Canadá continua entre os favoritos mesmo mandando uma equipe juvenil para o evento. O México, país-sede, também conta com uma equipe forte para os padrões da América Latina (o time sub-20, por exemplo, conquistou o bronze no Mundial júnior). Argentina e Colômbia, também tradicionais no hóquei inline, precisarão fazer essa transição dos pisos. 

Argentina levará apenas dez atletas e dois goleiros (duas linhas). O Brasil levará três linhas e as demais seleções serão compostas por quatro linhas.

Tabela

Domingo, 2 de março (todas as partidas no horário de Brasília)
19:00 - Argentina x Colômbia (Masculino)
21:30 - México x Brasil (Masculino) - o jogo será transmitido na segunda-feira às 20h no TVC Deportes, um dos principais canais do México.
Segunda, 3 de março
20:00 - Canadá x Colômbia (Masculino)
22:30 - México x Canadá A (Feminino)

Terça, 4 de março
20:00 - Canadá A x Canadá B (Feminino)
22:30 - Argentina x Canadá (Masculino)

Quarta, 5 de março
16:30 - Brasil x Argentina (Masculino)
19:00 - México x Canadá B (Feminino)
21:30 - México x Canadá (Masculino)

Quinta, 6 de março
20:00 - Canadá A x Canadá B (Feminino)
22:30 - Brasil x Canadá (Masculino)

Sexta, 7 de março
21:00 - México x Canadá A (Feminino)
23:30 - México x Colômbia (Masculino)

Sábado, 8 de março
18:30 - Brasil x Colômbia (Masculino)
21:00 - México x Canadá B (Feminino)
23:30 - México x Argentina (Masculino)

Domingo, 9 de março
16:30 - 3° x 4° (Masculino)
19:00 - 1° x 2° (Feminino)
21:30 - 1° x 2° (Masculino)

5 comentários:

  1. olha este video sobre a seleçao mexicana no pan de hoquei,
    https://www.youtube.com/watch?v=eJQHoWPOZjU

    ResponderExcluir
  2. Não foi dito em outro post que o rink de Ushuaia era o único da Am. Latina com medidas oficiais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o de Ushuaia não é fixo! Ele é montado provisoriamente no inverno! Abraços

      Excluir
  3. Logotipo da seleção desenvolvido pela empresa StudioClips - www.studioclips.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.