Fim de temporada

Se eu entendi bem nos posts da Leila Mostaço no Facebook, acredito que ela chegou ao fim da temporada 2013/2014. A última prova, que já aconteceu na primavera no Canadá (se bem que definir alguma estação naqueles lados é uma complicação só), e comprovou a evolução da brasileira. Aliás, já comentamos disso aqui

Reprodução/Facebook
Antes de competir na última etapa da Copa Manitoba, a brasileira esteve presente no Grand Beach Classic 12 quilômetros no último dia 16 de março. Apenas agora foi divulgado o resultado oficial, uma pena.

Leila competiu sozinha na sua faixa etária, com o tempo de 39min04seg2, mas obteve um bom desempenho em relação na classificação geral entre as mulheres. Foi a segunda colocada, sete segundos atrás da vencedora, Sandra Kirby. 

No dia 22 a brasileira disputou a sétima e última etapa da Manitoba Cup, torneio provincial do Canadá, também em técnica clássica. (Aqui preciso de confirmação: a disputa seria de 24 quilômetros, mas no resultado divulgado vieram 12 quilômetros. Confesso estar confuso).

Em todo o caso, ela conquistou a primeira posição entre as mulheres, sendo a única que conseguiu fazer abaixo de uma hora, com 56min19seg, atrás apenas de um homem na distância percorrida. Nada mal para quem ficava sempre nas últimas posições dois anos atrás, não é mesmo?

Agora, nas próximas três semanas, Leila terá as merecidas "férias". Entre aspas mesmo porque ela terá que aproveitar o tempo fora do esqui para escrever sua tese de doutorado. Conhecendo o mundo acadêmico, acredito que ela preferiria competir mais uma prova de 50 quilômetros em vez de encarar as linguagens técnicas!!

Atualizando: Leila entrou em contato com o blog e explicou melhor sobre esta última prova: "Só para explicar a confusão no resultado da prova de sábado: eu acabei quebrando um dos meus poles após ~9km na prova. Devido à isso, dei um jeito de completar os 12km (o percurso eram voltas de 6km) e resolvi cruzar a linha de chegada. Avisei os organizadores que eu estava parando ali, que não iria completar os 24km, etc. Para a minha surpresa, eles acabaram considerando o resultado mesmo assim - ao invés de me dar um DNF [não completou a prova]. A organização estava super relaxada por se tratar da última prova da temporada e após ser remarcada 2x...eles estavam tão felizes quanto nós por finalmente poder realizá-la. Enfim...fim de temporada por aqui. Semana que vem vou passar 1 semana em Quebec treinando com a Jaqueline. Este será o último "evento" antes das minhas férias. Talvez uma esquiadinha aqui e ali enquanto ainda tivermos neve, mas nada de competições ou grandes aventuras. Em Maio voltaremos com força total para 2014/2015".


Patinação Artística

Acabou o Mundial feminino de Curling, mas começou outra disputa de elite. Neste exato momento temos a primeira prova do Mundial de Patinação Artística no Gelo. O evento é realizado em Saitama, no Japão, e chama a atenção por ser o primeiro sem a lenda Yuna Kim - a coreana se aposentou após a prata em Sochi. 

E são os donos da casa que recebem as maiores atenções. Campeão olímpico com uma atuação fantástica, o japonês Yuzuru Hanyu é o favorito ao título. Seu compatriota Tatsuki Machida e o espanhol Javier Hernandez deverão ser os maiores rivais. As ausência sentidas são do canadense Patrick Chan e do simpático cazaque Denis Ten, prata e bronze respectivamente nos Jogos de Inverno. 

Entre as mulheres, Mao Asada tem tudo para sair como a grande estrela do Mundial. Mordida após ficar de fora do pódio em Sochi, ela conta com a apresentação de gala no programa longo olímpico para mostrar porque é a favorita ao ouro.

A disputa feminina, aliás, é a mais recheada de estrelas. Bronze em Sochi e também campeã mundial, a italiana Carolina Kostner estará presente. As americanas Gracie Gold e Ashley Wagner também prometem brigar por medalhas. A maior surpresa fica por conta da delegação russa: medalhista de ouro olímpica, Adelina Sotnikova foi inscrita como reserva na delegação, que terá as titulares Julia Lipnitskaya e Anna Pogorilaya.

Não teremos brasileiros na disputa. Isadora Williams resolveu encerrar a temporada com a participação em Sochi e já inicia planejamento para o próximo ano. Luiz Manella, após dois meses longe do rink, voltou aos treinos e ainda estava fora de ritmo. 

As provas começam no dia 26 com a disputa do programa curto no individual masculino e nos pares. Na quinta teremos a estreia do individual feminino e na sexta a disputa da dança no gelo. O Mundial terminará no sábado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.