Resumão Olímpico Sochi #9

Yuzuru Hanyu (Getty Images)
Algumas zebras aconteceram, é verdade, mas os favoritos tiveram um dia seguro nesta sexta-feira em Sochi. Da medalha de ouro de Dario Cologna no cross-country às partidas de hóquei no gelo, mais medalhas foram distribuídas ao longo do dia. Vamos ao resumão de resultados:

Cross-country

As primeiras medalhas do dia saíram no esqui cross-country 15 quilômetros em técnica clássica e o suíço Dario Cologna segue confirmando o favoritismo. Atual campeão olímpico da prova, ele venceu sua segunda prova em Sochi - antes havia vencido o Skiathlon. 

O suíço fez o tempo de 38min28seg7, mais de 28 segundos à frente do medalhista de prata, o sueco Johann Olsson. O bronze foi do também sueco Daniel Richardsson. 

Esqui Alpino

Nas provas de esqui esta sexta-feira realmente foi o dia da Suíça. No super combinado masculino o atleta Sandro Viletta surpreendeu e venceu a disputa pelo ouro. Ele conseguiu o tempo de 2min45seg20 na somatória das duas descidas (consiste numa descida de downhill e numa de slalom. 

A prata ficou com o croata Ivica Kostelic, 0.34 segundos atrás da medalha de ouro. O bronze foi do italiano Christof Innerhofer.

Skeleton

Saíram as primeiras medalhas do skeleton em Sochi. A disputa feminina realizou suas últimas duas descidas nesta sexta-feira e tivemos a confirmação de favoritos. 

A britânica Elizabeth Yarnold venceu com o tempo acumulado de 3min52seg89, quase um segundo à frente da norte-americana Noelle Pikus-Pace, medalhista de prata. A russa Elena Nikitina ficou com o bronze. 

No masculino tivemos as duas primeiras descidas e já com os dois favoritos se sobressaindo. O russo Alexander Tretiakov é o líder parcial com 1min51seg99, 0.56 segundos à frente de Martins Dukurs, da Letônia, principal favorito ao ouro. O bronze momentâneo é do americano John Daly. 

Patinação Artística

Na sexta-feira aconteceu o programa longo da disputa masculina e tivemos a consagração do japonês Yuzuru Hanyu. Um dia após bater o recorde de pontuação dos Jogos Olímpicos no programa curto, ele confirmou o prognóstico e conquistou o ouro.

O atleta fez 178.64 pontos, resultado na nota final de 280.09. O canadense Patrick Chen, um dos favoritos antes da disputa, ficou com a prata num total de 275.62 pontos (178.10 na segunda apresentação). O bronze foi do cazaque Denis Ten, outro atleta fantástico e em grande fase. O espanhol Javier Hernandez, sensação do primeiro dia, ficou de fora do pódio. 

Esqui Saltos

Aconteceu a qualificação do esqui saltos LH (large hill ou grande montanha) masculino. Quarenta atletas avançaram para a segunda rodada, onde encontrarão os dez melhores do ranking para definir os 30 que participarão da final.

A liderança da classificação ficou com o austríaco Michael Hayboeck, com 124.8 pontos. A segunda posição foi do japonês Daiki Ito, com 122 pontos. Seu compatriota Reruhi Shimizu ficou na terceira posição, com 120.4.

Curling

Sexta-feira teve a disputa masculina com a sétima e oitava sessão. Na parte da manhã o Canadá venceu a Noruega por 10 a 4, os EUA derrotaram a Alemanha por 8 a 5 e a Suécia passou sufoco, mas venceu a China por 6 a 5. Na parte da tarde, mais quatro jogos: Alemanha 8 x 7 Suíça; China 7 x 5 Noruega; Reino Unido 8 x 6 Dinamarca e Rússia 7 x 6 EUA. 

No feminino tivemos apenas quatro jogos da sétima sessão. A Rússia, time da casa, conseguiu uma importante vitória sobre a Suíça por 6 a 3 e segue firme na briga pela medalha. A Dinamarca atropelou os EUA e venceu por 9 a 2, a China venceu a Coreia do Sul por 11 a 3 e o Reino Unido fez 12 a 3 no Japão. 

Hóquei no gelo

Apenas partidas masculinas aconteceram na sexta-feira em Sochi. A República Tcheca venceu a Letônia por 4 a 2; a Suécia sofreu, mas venceu a Suíça por 1 a 0; a Finlândia goleou a Noruega por 6 a 1 e o Canadá segue tranquilo rumo ao ouro após vencer a Áustria por 6 a 0. 

Agenda

Serão seis disputas de medalhas no sábado. Teremos prova de super gigante feminino no esqui alpino, revezamento 4x6 quilômetros das mulheres no cross-country, provas de 1000 metros masculino e 1500 metros feminino na patinação de pista curta, definição do skeleton masculino, do esqui saltos LH masculino e os 1500 metros masculino de patinação de velocidade. Ainda teremos partidas de curling e hóquei no gelo para fechar o dia. 

Medalhas

A Alemanha segue na liderança do quadro de medalhas, com sete ouros, duas pratas e um bronze, mas a grande surpresa ficou pelo avanço da Suíça graças às duas medalhas douradas conquistadas nesta sexta-feira.

O país chegou a cinco ouros, uma prata e um bronze, na frente de Canadá, EUA e Noruega, respectivamente o terceiro, quarto e quinto colocado no quadro. Os três contam com quatro medalhas, mas o time canadense tem cinco pratas e dois bronzes contra três pratas e seis bronzes dos outros dois rivais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.