Estreia com pé direito

Jaque se preparando para largar (Reprodução/Facebook)

Olhando assim, de relance, pode parecer que Jaqueline Mourão não fez uma boa estreia olímpica no Biatlo na prova de sprint 7,5 quilômetros. Mas não se engane pelo resultado. A brasileira ficou dentro da margem de 20% e começou com pé direito a participação do país nos Jogos Olímpicos de Sochi. 

A nossa porta-bandeira na cerimônia de abertura ficou na 77ª posição com o tempo de 25min06seg e um excelente retrospecto no tiro: errou apenas um de dez (cada tiro representa 150 metros a mais no percurso da competidora).

O ótimo desempenho é exemplificado pela porcentagem do tempo de Jaqueline em relação à média das três primeiras colocadas. A marca de 17,6% fica dentro da margem de 20% estipulado pela IBU (União Internacional de Biatlo) em seus torneios internacionais como Copa do Mundo e Mundial. O recorde brasileiro, também dela, é de 8,4%, mas foi conquistada numa prova sem as melhores do mundo.

Ao todo, 84 atletas competiram e terminaram a prova. Ela reservou algumas surpresas. A multicampeã Tora Berger, da Noruega, foi apenas a décima colocada. Darya Domracheva, da Bielorrússia, foi a nona. 

Sobraram então para outras favoritas retomarem a boa forma. Campeã olímpica na mesma prova quatro anos atrás, a eslovaca Anastasiya Kuzmina voltou a vencer ao conseguir 21min06seg8 e prova perfeita nos tiros. A russa Olga Vilukhina ficou com a prata com 21min26seg7. A ucraniana Vita Semerenko, outra cotada ao ouro, foi a terceira com 21min28seg5. 

"Estou muito contente com a minha prova. Esta é a primeira vez que o Brasil tem um representante no Biathlon e eu saio daqui feliz por ter conseguido uma performance muito boa no tiro. A prova foi muito forte. É um orgulho muito grande você ver que o Brasil é o único país de toda a América Latina disputando a modalidade nas Olimpíadas. Somos um país tropical, que não tem neve, mas somos capazes de poder classificar para os Jogos e competir em alto nível. Isso é recompensador”, completou a atleta pelo site da CBDN.

O Brasil estreou oficialmente nos Jogos de Sochi. Confira as datas das outras provas dos brasileiros. Todos os horários de acordo com o nosso fuso.

11/2 - 8h25 - Sprint Cross Country - Presenças de Leandro Ribela e Jaqueline Mourão
14/2 - 12h - Individual 15km Biatlo - Jaqueline Mourão
14/2 - 11h45 - Esqui Livre Aerials - Josi Santos
16/2 - 3h - Snowboardcross  - Isabel Clark
18/2 - 3h - Slalom gigante esqui alpino - Maya Harrisson
18/2 - 11h15 - Bobsled - Equipe feminina
19/2 - 3h - Slalom gigante esqui alpino - Jhonatan Longhi
19/2 - 11h15 - Bobsled - Equipe feminina
19/2 - 11h - Patinação Artística programa curto - Isadora Williams
20/2 - 12h - Patinação Artística programa longo - Isadora Williams*
21/2 - 8h45 - Slalom esqui alpino - Maya Harrisson
22/2 - 8h45 - Slalom esqui alpino - Jhonatan Longhi
22/2 - 12h30 - Bobsled - Equipe masculina
23/2 - 12h30 - Bobsled - Equipe masculina

* precisa se classificar entre as 24 melhores no programa curto

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.