O Brasil conseguiu!

Fabiana dos Santos e Sally Mayara: vaga inédita (Reprodução)

O time brasileiro de bobsled precisava secar seus rivais diretos neste domingo para conquistar a vaga olímpica tanto no masculino quanto no feminino. E o que parecia impossível no início de 2013 se transformou em realidade no dia 19 de janeiro de 2014: o trenó feminino e o trenó masculino conseguiram a classificação para os Jogos de Sochi!

As duas vagas foram confirmadas com as atuações ruins de rivais diretos para a classificação brasileira. O time feminino, campeão geral da Copa América, torcia contra a Romênia pela última vaga. O time masculino, dentro da zona de classificação, torcia contra Polônia, Eslováquia e Holanda. 

A torcida maior era pelas mulheres, que buscavam a vaga inédita. A Romênia disputou a etapa da Copa do Mundo em Igls e tinha que ficar entre as 13 melhores para tirar a vaga das brasileiras. Não conseguiu. Foi a 18ª, na penúltima posição e diz adeus aos Jogos justamente na última semana. 

Apesar de torcer contra três rivais, a situação do time masculino era mais fácil porque havia duas vagas em jogo. A Holanda disputou a Copa do Mundo e  terminou na 15ª posição (precisava terminar entre os oito para passar o Brasil). 

Na Copa Europa em St. Moritz a Polônia tinha que ficar fora do top 5 e a Eslováquia do Top 8. O time polonês ficou na sexta e sétima posições nas duas últimas etapas. Os eslovacos foram 22º e 21º. Resultados que recolocam o bobsled masculino do Brasil aos Jogos de Inverno - a última participação foi em 2006. 

O feito aumenta de tamanho se pensarmos que um ano e meio atrás a CBDG passou por uma grave crise administrativa, com intervenção judicial e acusações de ambos os lados. Sem patrocínio, restou aos atletas e a nova diretoria correr contra o tempo para, pelo menos, sonharem com o retorno às Olimpíadas. 

Sonho que virou realidade e embarcou o time feminino também. A confirmação oficial virá apenas nesta segunda-feira, mas o torcedor já pode comemorar: Sochi-2014 já entra para a história como a maior delegação de inverno do Brasil. Parabéns a todos os atletas de bobsled pelo resultado alcançado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.