Mais novidades

Lais e Josi durante treinamento (Reprodução)

O estado ainda é grave, mas aos poucos Lais Souza começa a reagir e dar sinais de melhora. Nesta quarta-feira ela mexeu os ombros, apesar de ainda não movimentar os membros, e ganhará um reforço emocional e tanto amanhã: a mãe, Odete, conseguiu visto e já embarcou para encontrar a filha. 

Segundo os médicos que estão em Utah, não está descartada uma nova cirurgia para realinhar a coluna. Nesta quinta-feira Lais passará por uma traqueostomia e gastrostomia, procedimentos necessários para iniciar a recuperação (respiração por aparelhos só pode ser usado por três, quatro dias, no máximo). 

A CBDN e o COB continuam prestando todo o atendimento necessário à atleta e terão, agora, que resolver uma questão que era importante e ficou em segundo plano: confirmar, ou não, Josi Santos como a representante do país no esqui aerials. A dúvida é saber se atleta, colega de Lais, terá condições psicológicas para competir em Sochi. 

Confira abaixo o boletim médico do Hospital Universitário em Utah:

Utah, 29 de janeiro de 2014

Lais Souza, de 25 anos, atleta integrante da equipe brasileira olímpica de inverno, sofreu grave acidente enquanto esquiava em Park City, Utah, na última segunda-feira, 27 de janeiro. Ela está sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica do Hospital da Universidade de Utah, em Salt Lake City. Lais sofreu trauma severo na coluna cervical.

De acordo com a equipe médica, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.

Ainda esta semana Lais passará por duas cirurgias adicionais, uma traqueostomia e uma gastrostomia. Ela é capaz de encolher os ombros, mas ainda não tem movimento em seus membros. A equipe médica gostaria de reiterar a importância dos próximos dias para a sua recuperação.


Confira agora o depoimento do médico Antônio Marttos Júnior, do Time Brasil:

“Lais está tendo um atendimento médico excelente pela equipe da Universidade de Utah e continua na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica, recebendo todos os cuidados dispensados a uma paciente com este tipo de lesão.  Ela está estável, com todos os parâmetros clínicos sob controle, e passou muito bem a noite. Lais esta acordada, interagindo com todos ao seu redor e mentalmente muito forte para enfrentar a longa recuperação que terá pela frente. Ela ficou muito contente ao saber que sua mãe chegará amanhã, e está sabendo das manifestações de carinho da família, dos amigos e de todos os brasileiros”.

“Lais deverá ser submetida a uma traqueostomia e gastrostomia entre hoje (quarta) e amanhã (quinta). Estes procedimentos são simples e representam os passos iniciais em seu processo de recuperação. Hoje ela apresentou um pequeno progresso do quadro neurológico e conseguiu mexer e sustentar os ombros, o que não acontecia ontem. Reiteramos que a atleta ainda se encontra na fase aguda do trauma e qualquer prognóstico definitivo necessita de tempo”.

2 comentários:

  1. Glorias á Deus Senhor...
    A decisão da Josi Santos ao meu ver , dependera do progresso de sua amiga Lais Souza.
    Quanto mais a amiga se recupera, mais animo tera a atleta para competir e brigar pelo seu lugar. Assim seja!!!

    ResponderExcluir
  2. Força, Laís! Estamos rezando pela total recuperação da nossa atleta olímpica!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.