Avançando!

Lais e Josi Santos na Copa do Mundo (Reprodução)

Esta sexta-feira foi corrida para os esportes de inverno do Brasil. Além da participação do bobsled, as modalidades de neve também viveram dias decisivos, principalmente com a equipe de esqui aerials. 

Lais Souza e Josi Santos participaram da primeira etapa da Copa do Mundo da categoria em Deer Valley (EUA) nesta sexta-feira. E o primeiro objetivo foi alcançado: elas somaram pontos para disputarem a segunda etapa em Val St. Come (Canadá) no dia 14. 

Lais ficou na 28ª posição, com uma nota de 52.48 pontos. Josi Santos foi a 30ª, com 50.84 pontos Ao todo 33 atletas participaram da prova. A chinesa Xu Mengtao fez a melhor nota da eliminatória com 103.70 pontos na sua apresentação (a prova ainda estava aberta no fechamento deste post). 

Para as brasileiras, o importante nesta fase é somar pontos e participar das etapas da Copa do Mundo. Até porque como existem poucas atletas no esqui aerials, quanto mais pontos elas somarem, mais chances elas terão em realocações no dia 20 de janeiro. 

Snowboard

Quem também competiu em Copa do Mundo foi a snowboarder brasileira Isabel Clark. Ela participou da eliminatória da etapa de snowboardcross em Vallnord-Arcalis, no Principado de Andorra. A prova praticamente selou a classificação da carioca para sua terceira Olimpíada. 

Isabel fez a 14ª marca com o tempo de 1min16seg76, ficando dentro da média da atleta nos últimos anos. A canadense Dominique Maltais fez o melhor tempo na primeira descida, com 1min13seg43. 

Vinte e quatro atletas avançaram para a fase final da etapa. Serão quatro baterias com seis atletas, classificando três competidoras até a grande decisão. O Brasil Zero Grau seguirá de olho na participação da brasileira neste sábado. 

Esqui alpino

Já classificado em Sochi, o brasileiro Jhonatan Longhi competiu no campeonato nacional austríaco de esqui alpino como preparação para Sochi. E o atleta mostrou que conseguiu recuperar a boa forma da última temporada. 

Na primeira prova, de slalom gigante, Jhonatan ficou na 21ª posição dentre os 27 atletas que completaram as duas descidas. Ele fez o tempo de 2min05seg26 e 62.35 pontos FIS (lembrando que no esqui quanto menos pontos tiver, melhor). O norte-americano Warner Nickerson venceu com 1min58seg66.

Depois, em outra prova de slalom gigante, ele foi o 18º entre 25 atletas que terminaram as corridas. O brasileiro teve o tempo de 2min06seg33 e excelentes 55.32 pontos FIS. Warner Nickerson venceu novamente, com 2min00seg95.

Agendão

Fim de semana também será agitado. Além das provas de Copas do Mundo, mais três brasileiros competirão de provas na neve neste sábado e domingo.

Jaqueline Mourão participará dos 15 quilômetros individual da quinta etapa da Copa IBU de Biatlo, em Ridnaun, na Itália. No domingo ela participará da prova de sprint 7,5 quilômetros. A brasileira segue de preparação e na expectativa: já confirmada em Sochi no cross-country, ela está próxima também da vaga no biatlo. 

Na Itália os irmãos Alborghetti participarão de duas provas de esqui alpino. No sábado, eles correrão no slalom especial no Troféu Provincia di Aquila. No domingo, será a vez do slalom gigante no Troféu Coppa Punto Zero. Ambas as provas serão em Ovindoli e os irmãos competirão pela equipe de esqui Tre Nevi Ovindoli. 

Para Esmeralda será o último ano na categoria juvenil. No fim da temporada ela poderá participar das provas oficiais da FIS. "O meu objetivo é terminar esse ciclo da minha vida desportiva conseguindo bons resultados nas provas e tentando de ser protagonista e não somente participante nas competições em que represento o Brasil", comenta Esmeralda pelo release da Bendita Ideia.

Já Nathan estará no primeiro ano da categoria K2, a última etapa antes da vida "profissional". Ele tem planos ousados e pretende disputar os Jogos Olímpicos de 2018. Os dois irmãos se preparam para o Troféu Borrufa, no fim de janeiro, um dos principais eventos infantis do mundo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.