Batizado

Equipe busca novo nome (Reprodução/Facebook)

Lembro-me bem que, durante minha vida acadêmica na Unesp, desenvolvi um artigo científico sobre a cobertura midiática brasileira nos Jogos de Inverno. Incomodava-me o fato do time de bobsled ser referido como bananas, ainda mais quando falava sobre quedas e tombos. 

Nada contra a simpática banana, fruta tropical e que, confesso, casava bem com o trenó amarelo do Brasil. No início até servia como um bom marketing no exterior. O que eu contestava era o significado embutido na palavra banana. E todo seu contexto cultural em volta. Banana sempre se refere a pessoas sem capacidade. Convenhamos, não é o caso dos nossos atletas. 

Pelo visto, a nova direção da CBDG também não gostava muito do termo. Tanto que nesta semana abriram votação para o público escolher um novo nome para o time de bobsled, que segue treinamento pesado na América do Norte em busca da vaga olímpica. 

A inscrição pode ser feita neste link até o dia 1º de janeiro. Os três melhores nomes serão colocados em votação entre os dias 2 e 10 de janeiro. No dia 11 a entidade divulgará o nome campeão. O vencedor ainda leva um kit da equipe de bobsled como prêmio. Cada pessoa pode participar apenas uma vez. 

O novo nome já será usado nas últimas etapas da Copa América de Bobsled, onde a equipe masculina e feminina buscarão os últimos pontos para o ranking internacional. A expectativa, claro, é levar o novo apelido para os Jogos de Sochi. 


Patinação no Rio

Enquanto o time de bobsled se esforça na América do Norte, a patinação artística do Brasil começa a se mexer para atrair mais adeptos aqui no Brasil. Nesse sentido, o blog traz agora duas novidades que eu deveria ter contado dias atrás. 

A primeira delas foi a mudança de data do seminário técnico com o patinador Jorge Alves de Lima, multicampeão na categoria adulta (equivalente à master). O evento, que aconteceria em dezembro, será realizado 17 e 19 de janeiro. O evento será na pista de patinação Fun On Ice, no Shopping Barra Garden e as últimas vagas podem ser reservadas com o Márcio Pereira no telefone (21) 97991-7357. 

A segunda é a organização do primeiro campeonato oficial da modalidade com chancela da CBDG aqui no país. Nos dias 29 e 30 de março a Associação de Patinação Artística do Rio de Janeiro, em parceria com a confederação, realizará o Rio Trophy, o primeiro campeonato estadual de patinação no país. As inscrições serão entre os dias 2 e 31 de janeiro e informações podem ser encontradas no e-mail rioskating@yahoo.com.br


Segunda medalha

Lais Souza competiu novamente no domingo na Copa Norte-Americana de esqui aerials em Utah (EUA) e conquistou sua segunda medalha de bronze. Foi apenas a quarta prova da brasileira na modalidade e o segundo pódio da ginasta. 

Josi Santos não participou do segundo dia de disputa por opção física. Ela reclamava de dores e foi poupada pelo técnico Ryan Snow. "Essas medalhas me deixaram muito feliz e tem significado para mim como mais um passo dentro deste esporte", comemorou Lais pelo site da CBDN.

Infelizmente não tenho mais detalhes da segunda prova de Lais Souza. A organização da prova não conseguiu atualizar o resultado com a frequência ideal e nem o site da FIS traz os resultados completos. Uma pena, diante da magnitude que essa prova teve para o esporte de inverno brasileiro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.