Correria

Jaqueline (Reprodução)
Neste domingo Jaqueline Mourão estreou no cross-country pela temporada olímpica. Também neste domingo ela disputou sua segunda prova no biatlo. Ambas as provas aconteceram na Suécia e a brasileira mostrou que não falta fôlego para chegar bem em Sochi. 

A mineira simplesmente participou de duas provas no mesmo dia em duas modalidades diferentes. Primeiro ela foi para Bruksvallarna participar de uma prova de sprint no cross-country. Viajou duas horas de carro e foi até Idre participar da segunda prova de 7,5 quilômetros da Copa IBU de Biatlo. 

Mas nem mesmo a correria, muito menos o "dia maluco" que a própria atleta reconheceu foi o suficiente para impedir os bons resultados. Seja no cross-country, seja no biatlo, Jaqueline mostra porque é uma das melhores esportistas de inverno do país. 

Primeiro no cross-country. Ela terminou na 58ª posição, com 3min25seg91 e 266.45 pontos FIS (lembrando sempre que quanto menos pontos tiver, melhor). Ficou na frente de sete rivais. A vencedora foi a sueca Charlotte Kalla. 

Depois, no biatlo, a brasileira apagou o resultado ruim do dia anterior e chegou na 77ª posição, com o tempo de 27min51seg9 e três tiros errados durante o percurso. A brasileira ficou 4min45seg8 atrás da vencedora da prova, a russa Valetina Nazarova.

Mas isso não é ruim, pelo contrário. Mesmo disputando sua segunda prova no dia, Jaqueline ficou na frente de nada menos do que 19 atletas que completaram a prova. Não bastasse isso, seu tempo foi apenas 17,2% superior à média das três primeiras colocadas, dentro do limite de 20% estipulado pela IBU (União Internacional de Biatlo) e que garantiu índice para o Mundial da modalidade em 2015!

Confira o que escreveu a brasileira em sua página no Facebook:


"Um dia maluco! Acordamos as 5am, viajamos 2h de carro para Bruskvallarna, dei uma volta na pista da prova de cross country Sprint antes dela fechar, competi às 10:00am, pulei no carro, viajamos mais duas horas, coloquei a carabina nas costas e larguei em Idre às 01:44pm. Acertei 7 em 10 com um vento muito forte e ainda atingi o índice para o mundial de Biathlon de 2015. Há, sem contar que deixamos várias gringas para trás e com um dia um pouco mais "normal" tenho certeza que posso ainda melhorar bastante até Sochi 2014! (sic)". 

Mas a maratona para a atleta não para por aí. De Idre ela viaja até Ostersund, também na Suécia, para a disputa da primeira etapa da Copa do Mundo de Biatlo, que acontecerá ao longo desta semana. 

Ainda no Biatlo

Ainda na Copa IBU, o Brasil também teve representante na disputa masculina. O atleta Fabrizio Bourguignon competiu na prova de 10 quilômetros em Idre e não conseguiu melhorar seu desempenho em relação ao sábado.  

Ele terminou na 131ª posição, o último entre aqueles que terminaram a prova. Fabrizio errou cinco tiros e viu sua corrida ser comprometida (cada corrida acrescenta 150 metros, se não me engano). 

Resultado: o brasileiro completou a prova em 40min03seg9, mais de treze minutos atrás do russo Andrei Makoveev, vencedor da prova. O atleta da CBDN ainda ficou mais de 50% acima da média dos três primeiros colocados.

No Cross-country

Leandro (Reprodução)
Voltando para Bruksvallarna, o atleta olímpico Leandro Ribela estreou na temporada neste domingo. Ele competiu na prova de sprint masculino (a mesma em que disputará os Jogos Olímpicos de Sochi). 

O desempenho foi bom, mas sempre dá para melhorar. "Estreia hj na temporada olímpica 2013/2014 com um Sprint debaixo de muita neve. Muito a trabalhar e melhorar ainda, mas bastante animado com o resultado desta primeira prova e perspectiva de evolução", escreveu o atleta no Facebook. 

Ele ficou na 99ª posição, com 3min02seg87 e 271.92 pontos FIS (próximo do recorde brasileiro, dele próprio). O brasileiro ficou à frente de quatro rivais que completaram a prova. O vencedor foi o sueco Teodor Peterson. 

O resultado não é o foco principal de Leandro Ribela. Ele já disse várias vezes que a temporada olímpica seria voltada ao treinamento e à preparação para Sochi. Participar de competições nada mais é do que justamente achar erros e melhorá-los até fevereiro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.