Inesperado

Lara Gut na descida que lhe deu a vitória (Agence Zoom/Site FIS)

Todos os olhos estavam em Tina Maze. Campeã geral da Copa do Mundo de Esqui Alpino do ano passado, recorde de pontos e premiada como a melhor esquiadora do último ano. Mas como o próprio site da FIS escreveu, ela "estava fora da sua forma usual" na etapa de abertura da Copa do Mundo em Soëlden, na Áustria.

O evento abriu a temporada boreal e Tina foi apenas a 18º na classificação final após duas descidas e teve o tempo combinado de 2min28seg21. Bem distante de Lara Gut, a inesperada primeira colocada desta primeira etapa no slalom gigante. 

Natural da Suíça, Lara tem apenas 22 anos e está passando da fase de promessa para a fase de consolidar a carreira. Tanto que esta foi apenas a quarta vitória dela em etapas da Copa do Mundo, a primeira delas no slalom gigante - a especialidade da jovem é o downhill, que rendeu uma medalha de prata no Mundial realizado no ano passado. 

A vitória veio com o tempo combinado de 2min25seg16, pouco menos de um segundo à frente da segunda colocada e cuja vantagem foi consolidada logo na primeira descida (Lara Gut foi a única que fez o tempo abaixo de 1min10seg). 

"É a primeira corrida da temporada e já tenho uma vitória, é fantástico. Eu estou muito feliz em trazer uma vitória de slalom gigante de volta para a Suíça. É realmente uma sensação boa", comentou a atleta no site da FIS.

A segunda colocada foi a austríaca Kathrin Zettel, com 2min26seg00. O bronze ficou com a alemã Viktoria Rebensburg, com 2min26seg44. Interessante notar que as três integrantes do pódio não eram as cotadas anteriormente.

Isso porque além de Tina Maze, outras favoritas ficaram pelo caminho. A alemã Maria Hoefl-Riesch e a austríaca Stephanie Koehle sequer completaram a primeira descida e foram eliminadas. Mikaela Shiffrin, prodígio dos EUA, ficou na sexta posição. Julia Mancuso, também norte-americana, foi apenas a 27ª.

A etapa inaugural da Copa do Mundo de esqui alpino segue neste domingo em Soëlden com a disputa do slalom gigante masculino. A prova terá transmissão do canal Sportv.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.