Bem próxima

Jaque Mourão durante treinamento em Canmore (Breno Lage/Reprodução)

Jaqueline Mourão deu entrevista para o site do Rio 2016. Mas não para falar de mountain bike ou outra modalidade de verão. O papo, como tem sido corriqueiro nos últimos cinco anos da atleta, foi sobre esportes de inverno. 

A proximidade dos Jogos de Sochi, talvez, tenha feito o site oficial dos próximos Jogos de Verão ter mudado a pauta de assunto. Mas o fato é que quando se fala de esporte, a mineira Jaqueline Mourão é fonte inesgotável de proezas e histórias. 

Ela caminha para sua quinta Olimpíada da carreira: foram duas disputas dos Jogos de Verão em 2004 (Atenas) e 2008 (Londres), onde se aposentou do mountain bike (aliás ela detém as melhores marcas do país neste esporte). 

Antes de largar o mountain bike, em 2006 ela estreou nos Jogos de Inverno em Turim, no esqui cross-country e em 2009 passou a se dedicar apenas a esta modalidade, onde também participou dos Jogos de 2010, em Vancouver.


Mas quando muitos esperavam a aposentadoria (ainda mais depois de ter tido um filho), Jaqueline voltou aos treinos e iniciou a prática do biatlo, esporte semelhante ao cross-country. Em praticamente duas temporadas conseguiu a pontuação para colocar o Brasil pela primeira vez nos Jogos no esporte. 

Ela é a quinta da lista de realocações, mas pelas contas da própria atleta, pelo menos oito vagas serão abertas com as realocações. Ela e a CBDN dão como certa a classificação, que será confirmada no dia 20 de janeiro de 2014. 

Antes disso, ela ficará até dia 16 em Canmore, no Canadá, para o último período de treinamento com os esquis. Depois disso começará sua temporada até o dia 7 de fevereiro, com a abertura dos Jogos de Inverno em Sochi

Se Jaqueline conquistar a vaga no biatlo, ela novamente entrará para a história do Brasil. Depois de ser a primeira mulher a participar dos Jogos de Verão e de Inverno (em duas edições cada), ela pode ser a primeira a competir em dois esportes diferentes numa mesma edição olímpica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.