Pré-temporada

Ah, as férias! Depois de seis meses de trabalho duro, nossos atletas de inverno estão curtindo agora aquele período de descanso antes da temporada que terminará com os Jogos Olímpicos de Sochi. É relaxar agora para se concentrar e encarar longos períodos na neve depois...

Mas espera aí, eu falei em descansar? 

Pois esse período nada mais é do que a pré-temporada dos esportes de inverno, para usar um jargão bem conhecido do meio do futebol. São nestas semanas que muitos atletas definem seu planejamento e preparação, sobretudo numa temporada olímpica. 

Olha o caso da snowboarder Isabel Clark, por exemplo. Mal descansou e já foi para Valle Nevado, procurar spots para treinar. Logo, logo começará a temporada sul-americana e a brasileira sabe que precisa estar preparada para não deixar a terceira participação olímpica escapar (e como quem chama neve, Isabel presenciou até uma nevasca mesmo no outono lá em terras chilenas). 

Outro que está bem próximo da vaga é Leandro Ribela. Ele coordena o projeto social Ski nas Ruas, o qual pretendo conhecer bem de perto antes da temporada sul-americana de esportes de inverno. Ele continua com sua cruzada de popularizar o cross-country através do roller ski. Ainda na modalidade, Mirlene Picin está em férias, mas participa de maratonas e ultra-maratonas para manter a forma física para o início da temporada - ela ainda busca sua vaga em Sochi. 

Se na neve os atletas já pegam no batente, no gelo então a situação é mais emblemática. Precisando correr contra o tempo, os atletas de bobsled já se reuniram para treinar sob a coordenação do técnico Cristiano Paes aqui em São Caetano do Sul, no Clube de Atletismo. 

Esta foi a primeira de uma série de visitas que o treinador, que mora no Canadá, fará à equipe. Ele ainda passou planilhas individuais de treinamentos para todos os integrantes antes de se reunirem novamente em Calgary, em setembro. 

Isadora Williams também está de férias, mas como ela está de olho na repescagem olímpica em setembro, a pequena notável já viajou para o Canadá, para ensaiar a nova coreografia para a próxima temporada. Ela ficou hospedada na casa do também brasileiro Kevin Alves, que luta contra o tempo após ficar a última temporada de fora. 

Por fim, o patinador Luiz Manella também não terá sossego. Ele já tem um calendário todo imaginado até a repescagem em setembro. Ele participará de três provas nos Estados Unidos entre maio e agosto. A primeira delas será já na próxima semana, inaugurando assim sua caminhada até Sochi-2014. 

Vida de atleta é assim, sem descanso. De atleta de inverno num país tropical então, nem se fala. Não há muito tempo para férias! 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.