Desfalque

Esmeralda e Nathan (Divulgação/Bendita Ideia)

Eu já pensava no texto de apresentação do Troféu Topolino com a presença dos irmãos Alborghetti quando recebo o release da agência Bendita Ideia e sou pego de surpresa: Nathan, uma das grandes promessas do esqui brasileiro, não participará do evento. 

Ao que parece, um surto de um vírus na Itália atingiu o jovem brasileiro e o deixou com febre alta nos últimos dias. Sem preparação adequada e ainda se recuperando da febre, seu clube achou melhor preservá-lo no Topolino. Deve retornar aos treinos somente na semana que vem. 

Fez bem, claro. Participar do Topolino seria muito importante para seu desenvolvimento, mas ele terá condições de disputar a competição no ano que vem. Esta temporada já entrou para a história por sua participação no Troféu Borrufa, no Principado de Andorra. 

Mas o Brasil terá sim representantes no principal torneio infanto-juvenil de esqui alpino no mundo. Ele é o mais antigo torneio criado pela FIS (a Federação Internacional de Esqui) e serviu de modelo para eventos que surgiram posteriormente. 

A irmã de Nathan levará as cores brasileiras nos alpes italianos. Esmeralda Alborghetti estará na sua terceira participação no campeonato e estreia nesta sexta-feira, no slalom gigante. No sábado ela disputará o slalom especial. 

"É muito importante participar dessas competições, especialmente como experiência, já que competimos com grandes atletas da categoria infanto-juvenil e observamos as técnicas de esqui do mundo todo. É um grande crescimento técnico e pessoal. Sem contar que é muito emocionante estar lá representando o próprio país - tropical, ao lado de atletas de lugares onde a neve e o frio são parte do dia-a-dia", comentou Esmeralda pelo release.

Confesso que fico feliz de ver Esmeralda participando do Topolino. A primeira vez que ouvi falar desse campeonato foi em 2010, quando entrevistei Mirella Arnhold para o meu TCC. Ela foi uma das pioneiras do esqui alpino feminino aqui no Brasil e certamente abriu portas para toda esta geração. 

Nada mais justo, portanto, que as jovens atletas honrem esse desenvolvimento com participações e bons resultados. O Blog deseja boa sorte à Esmeralda e uma boa recuperação para o Nathan!

Na agenda

Anote aí: a mineira Jaqueline Mourão ainda não encerrou sua temporada no hemisfério norte e estará em Sochi, na Rússia, para a oitava etapa da Copa do Mundo de Biatlo na cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2014. Aliás, este é mais um evento-teste para analisar os centros esportivos da cidade. 

Ela será a 70ª atleta a largar na prova dos 15 quilômetros feminino nesta quinta-feira. No sábado  a brasileira estará disputando também a prova de Sprint 7,5 quilômetros. 

Jaqueline não parou nesta temporada: ela começou no Cross Country, depois foi para o Biatlo até a disputa do Mundial e onde ainda tenta a vaga olímpica. Depois voltou para o cross country na disputa do Mundial da modalidade e agora retorna para a Copa do Mundo de Biatlo. Ufa! Cansei só de pensar nas provas! 

Em todo o caso, isso mostra o comprometimento da atleta em conquistar uma vaga olímpica para o Brasil em duas modalidades. Por essas e outras que ela é merecedora do prêmio de melhor atleta de neve em 2012! O Blog acompanhará o desempenho de Jaqueline e deseja boa sorte à atleta. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.