Brasileirinho radical

Lucas Vianna (Reprodução/Facebook)

Lucas Vianna tem apenas 16 anos, mora nos Estados Unidos e é a grande esperança do Brasil para garantir a vaga olímpica no esqui livre. Nesta quinta-feira, ele esteve presente na etapa de Silvaplana da Copa do Mundo da modalidade na categoria slopestyle, mas não teve muito o que comemorar. 

Na eliminatória para a final Lucas terminou apenas com a 28ª marca na sua bateria. Sua melhor pontuação foi 32.8 na segunda apresentação, após cometer um erro na primeira e cair. (cada atleta faz duas apresentações e só a melhor nota é levada em conta na classificação).

Número bem abaixo do que ele pode alcançar e da marca que ele precisaria para avançar na final. No slopestyle, os quatro melhores das três baterias avançam para a final, que nesta etapa acontecerá nesta sexta-feira. Além disso, os quatro melhores atletas que não conseguiram se classificar pelas baterias também avançam. 

No caso de Lucas Vianna o quarto colocado da sua bateria somou 70.6 pontos. Aliás, a disputa estava fortíssima, com o atual líder do ranking, o britânico James Woods. Mas a melhor pontuação desta eliminatória foi do norueguês Klaus Finne, que também caiu na primeira apresentação, mas fez incríveis 88.4 pontos na segunda. 

O brasileirinho bem radical se prepara agora para o Mundial da modalidade, que acontecerá em Oslo, Noruega, no início de março. Ele ainda disputará mais uma etapa de slopestyle no mesmo mês, encerrando a temporada. A meta do jovem atleta é garantir vaga para os Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014. 

A missão, porém, é muito complicada. Lucas precisa somar pontos para subir no ranking o quanto antes e sabemos como é disputado essas modalidades radicais do esqui e snowboard, por exemplo. 

Mas não tenho dúvidas que servirá como uma grande experiência para o jovem no ciclo olímpico de 2018, na Coréia do Sul. Aliás, esse é o trabalho da CBDN: aumentar o número de esportes em cada ciclo olímpico. Agora, em 2014, é a vez do biatlo. Em 2018 é do esqui livre... muito provavelmente com Lucas Vianna no slopestyle. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.