O Tour!

Eu sei que demorei, mas foi por uma boa causa. O Tour de Ski, que começou no dia 29 de dezembro de 2012, terminou no último domingo e só agora trago os desempenhos da campanha que consagrou, mais uma vez, a polonesa Justyna Kowalczyk. 

Mas este post é mais do que um resumão. Aqui, quero trazer mais detalhes deste campeonato ainda novo, mas que integra a Copa do Mundo de Cross Country e já se estabelece como um dos principais torneios do calendário da modalidade a cada temporada. 

Justyna Kowalczyk (Reprodução/Facebook)
O Tour de Ski não tem esse nome à toa. Ele foi totalmente idealizado no Tour de France, a principal prova de ciclismo do mundo, que corta o território francês a cada mês de julho. E sendo o esqui cross country a principal modalidade de inverno que usa a resistência física dos seus atletas, por que não ter seu próprio tour no coração da Europa?

Tudo começou nos anos 80 do século passado.  Vários campeonatos de esqui cross country começaram a pipocar e Vegard Ulvang, esquiador norueguês campeão olímpico em 1992, idealizou um campeonato mais longo, com várias etapas e assim surgiu o Tour de Barents, na região escandinava e norte da Rússia. 

Mas ainda faltava um campeonato no centro do continente europeu. Com a ascensão de Ulvang como diretor de cross country da FIS (Federação Internacional de Ski) em 2006, o caminho foi facilitado. Assim, na temporada 2006/2007 a federação criou a primeira temporada do Tour de Ski, que pode ter entre seis e nove etapas e acontece sempre nas viradas do ano. 

A aprovação foi imediata. Com vários tipos de percursos e provas, com etapas não muito distantes (o que não cansa o atleta com viagens), o Tour de Ski caiu nas graças do público, atletas e dirigentes. A primeira temporada teve como vencedores Tobias Angerer, da Alemanha, entre os homens e a finlandesa Virpi Kuitunen entre as mulheres. 

O vice-campeão masculino do primeiro campeonato, o russo Alexander Legkov, conquistou seu primeiro título nesta temporada, desbancando o suíço Dario Cologna, tricampeão e maior vencedor da prova masculina. 

Já entre as mulheres a supremacia é mesmo de Justyna Kowalczyk. A polonesa conquistou o tetracampeonato nesta temporada e é a maior vencedora entre as mulheres. O desempenho dos dois no Tour garantiu a liderança no ranking da Copa do Mundo de Cross Country.

Nesta temporada, o Tour de Ski passou ao todo por três países (Alemanha, Suíça e Itália) e contou com sete etapas em cinco cidades diferentes. A prova começou em Oberhof, na Alemanha, foi para Val Mustair na Suíça, e por fim foi para Cortina D'Ampezzo, Toblach e Val di Fiemme, na Itália (veja o mapa abaixo). 

Mapa do Tour de Ski nesta temporada (Reprodução/FIS)

Confira os vencedores de cada prova nesta temporada do Tour de Ski. Interessante é perceber que se entre as mulheres a Justyna dominou completamente, entre os homens o russo Legkov venceu apenas a última etapa, que definiria justamente o campeão do tour!

29/12 - Oberhof (Alemanha)
Largada feminina 3km estilo livre
1º Kikkan Randall (EUA) - 7min28seg1

Largada masculina 4km estilo livre
1º Peter Northug Jr (Noruega) - 8min28seg7

30/12 - Oberhof (Alemanha)
Perseguição feminina 9km estilo clássico
1º Justyna Kowalczyk (Polônia) - 25min01seg4

Perseguição masculina 15km estilo clássico
1º Maxim Vylegzhanin (Rússia) - 39min47seg0

1/1 - Val Mustair (Suíça)
Sprint 1,4km feminino estilo livre
1º Kikan Randall (EUA)

Sprint 1,4km masculino estilo livre
1º Finn Haagen Krogh (Noruega)

3/1 - Cortina-Toblach (Itália)
Perseguição feminina 15km estilo livre
1º Justyna Kowalczyk (Polônia) - 37min15seg1

Perseguição masculina 35km estilo livre
1º Peter Northug Jr (Noruega) - 1h16min32seg7

4/1 - Toblach (Itália) 
Distance feminina 3km estilo clássico
1º Justyna Kowalczyk (Polônia) - 10min08seg1

Distance masculina 5km estilo clássico
1º Alexey Poltoranin (Cazaquistão) - 12min37seg9

5/1 - Val di Fiemme (Itália)
Distance feminina 10km estilo clássico
1º Justyna Kowalczyk (Polônia) - 28min12seg9

Distance masculina 15km estilo clássico
1º Alexey Poltoranin (Cazaquistão) - 39min01seg5

6/1 - Val di Fiemme (Itália)
Corrida final 9km feminina estilo livre
1º Justyna Kowalczyk (Polônia) - 35min52seg5

Corrida final 9km masculina estilo livre
1º Alexander Legkov (Rússia) - 31min03seg4

Classificação final feminina
1º Justyna Kowalczyk (Polônia) - 2h25min21seg6
2º Therese Johaug (Noruega) - 2h25min49seg5
3º Kristin Stoermer Steira (Noruega) - 2h28min01seg1

Classificação final masculina
1º Alexander Legkov (Rússia) - 3h29min28seg6
2º Dario Cologna (Suíça) - 3h29min47seg3
3º Maxim Vylegzhanin (Rússia) - 3h30min09seg3

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.