Começa a maratona

Se no último fim de semana a temporada do hemisfério norte já rendeu diversas competições nas mais variadas modalidades de inverno, numa delas foi dado o pontapé inicial para a temporada 2012/2013. O cross-country teve sua primeira corrida FIS internacional entre os dias 10 e 12. 

A prova aconteceu em Inari, na Finlândia, e envolveu disputas de sprint e distance no estilo clássico e livre. Os pontos também já valem para o ranking internacional (lembrando que no ranking da FIS o que vale é ter menos pontos). 

No sábado aconteceram as disputas do Sprint. Na prova feminina, num percurso de 1,3 quilômetro, a vencedora foi a bielorussa Valiantsina Kaminskaya, com o tempo de 3min14seg77. Entre os homens, com percurso de 1,5 quilômetro, o vencedor foi o russo Maxim Vylegzhanin, com o tempo de 3min28seg63 (esta prova, aliás, só teve russos). 

No domingo aconteceu a disputa de distance estilo clássico. Na prova feminina, em cinco quilômetros, a vitória ficou com a japonesa Masako Ishida, com o tempo de 9min37seg70. Entre os homens, percurso de dez quilômetros, o vencedor foi Alexander Bessmertnykh com 16min58seg60. 

Por fim, nesta segunda-feira, aconteceram as provas livres de dez quilômetros para mulheres e 15 quilômetros para homens. Na disputa feminina mais uma vitória russa, desta vez com Svetlana Nikolaeva, com o tempo de 17min42seg30. Nos homens, mais uma vez o russo Maxim Vylegzhanin levou a melhor e venceu com 23min29seg40. 

Leandro Ribela faz trabalho de academia (Divulgação/NARGPA)

Bom, aqui no Brasil nossos atletas de biatlo e cross country estão encerrando a preparação por aqui e embarcam ainda nesta semana para a Europa, onde participarão da temporada do hemisfério norte em busca de um melhor ranking e, consequentemente, uma vaga nos Jogos Olímpicos. 

Tanto que eles realizaram diversas baterias de exames no Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar, parceira da CBDN na avaliação física de atletas. Leandro Ribela e Mirlene Picin, dois dos principais nomes brasileiros para Sochi-2014 passaram por lá. 

Depois de meses de treinos, chegou a hora da verdade no Cross Country. Entre os dias 16 e 18 as cidades de Muonio (Finlândia), Birch Hill Ski Area (Estados Unidos) e Bruksvallarna (Suécia) receberão mais provas da FIS. E no dia 24 começa a primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade em Gaellivare, na Suécia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.